Na AES Tietê… ANO NOVO VIDA NOVA!

Na AES Tietê… ANO NOVO VIDA NOVA!
15 dezembro 11:04 2015 Débora Piloni

Com novos controladores, a partir de 01 de janeiro próximo, a geradora passará a ser AES Tietê Energia

A partir de 01 de janeiro de 2016, a AES Tietê passará a ser AES Tietê Energia. Será a implementação do processo de reestruturação societária da Companhia Brasiliana de Energia e Controladas, anunciada em junho deste ano de 2015. O grupo americano AES e o BNDESPar, juntamente com Demais Acionistas, serão os controladores dessa “nova” empresa.

Vale lembrar que AES Tietê, que é fruto de uma cisão da Cesp, foi privatizada em 27 de outubro de 1999. De lá para cá, outras reestruturações acionárias já ocorreram.

Em 2003 eram 25 os controladores da AES Tietê, sendo que vários tinham suas sedes nas Ilhas Cayman. Naquele ano, houve uma reestruturação do controle acionário da empresa, que passou a ser controlada apenas pela AES Brasil e pelo BNDESPar.

Agora, nesta nova reestruturação, ocorrerá a separação da AES Tietê e AES Eletropaulo. E os novos controladores serão BNDESPar, AES Brasil  e os Demais Acionistas.

Sem prejuízo aos trabalhadores!
A proposta de incorporação da AES Tietê pela Companhia Brasiliana, com a consequente extinção das AES Tietê (“Incorporação”), já foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A nova AES Tietê Energia deverá diversificar a produção de energia por meio do investimento em usinas termoelétricas e fotovoltaicas (energia solar).

Segundo a geradora, toda essa mudança não acarretará prejuízos aos trabalhadores. O Sinergia CUT e o Conselheiro de Administração representante dos trabalhadores, vêm acompanhando essas modificações.

“O Sindicato espera que a concretização da proposta de reorganização societária provoque a ampliação do número de postos de trabalho na nova empresa e traga maiores benefícios aos trabalhadores. Estamos de olho!”, conclui a direção do Sinergia CUT.

  Categorias: