CESP: Saúde e Segurança em pauta

10 agosto 17:34 2010

Dirigentes conversaram com engenheiros e técnicos de Saúde e Segurança no dia 05 passado


Logo após a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho, no dia 05, os dirigentes do Sinergia CUT aproveitaram para conversar com os engenheiros e técnicos de Saúde e Segurança da CESP que participavam de curso na sede da empresa, em São Paulo. “O encontro serviu para Sindicato e empresa afinarem ações em prol de um assunto de mútuo interesse, fortalecendo a política de Saúde e Segurança na CESP”, destaca a direção do Sinergia CUT.


EPIs
Um dos pontos abordados durante a reunião foi a utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), que pela legislação trabalhista devem obrigatoriamente ser fornecidos pela empresas. Além disso, compete ao empregador, o treinamento quanto ao uso e higienização dos EPIs; a fiscalização e exigência sobre o uso dos EPIs e, reposição dos equipamentos danificados. Os trabalhadores, por sua vez, devem usar, manter e higienizar os EPIs. Conforme item 1.8.b. da NR-1, constitui falta do trabalhador a recusa injustificada do uso do EPI.


Pela NR6, além de usar (apenas para a finalidade a que se destina) e ser responsável pela guarda e conservação, o trabalhador deve sempre comunicar aos responsáveis pela Área de Saúde e Segurança da Empresa qualquer alteração que o torne o EPI impróprio para uso e cumprir as determinações da empresa sobre o uso adequado.


Quem falhar nestas obrigações poderá ser responsabilizado. O empregador poderá responder na área criminal ou cível, pela negligência ou não fornecimento do EPI, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho. Os trabalhadores estão sujeitos a sanções trabalhistas podendo inclusive ser demitido por justa causa (art. 482 da CLT) nos casos de comprovada resistência ao uso.


O Sinergia CUT parabenizou as ações da CESP em relação à política de Saúde e Segurança e comprometeu-se a visitar os locais de trabalho, reforçando a ação da empresa no sentido de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de adoção de todos os procedimentos necessários para evitar acidentes.

  Categorias: