Atividade acontece no Parque Linear Capivari neste domingo, com serviços de utilidade pública, recreação e shows
A Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo (CUT-SP) iniciou o mês de março com diversas atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e aos 100 anos de lutas, história e conquistas das trabalhadoras do Brasil e do mundo.
Uma das atividades acontecerá domingo, no dia 7 de março em Campinas, com o programa CUT Cidadã-Mulher “100 anos de lutas por igualdade”. A CUT/SP, em parceira com a prefeitura de Campinas, realizará o evento, a partir das 9h às 18h, no Parque Linear Capivari, localizado na Av. dos Amoreiras 7000, na região sudoeste da cidade.
Serão destinados à população mais de 23 serviços sociais e recreativos gratuitos, que estarão divididos em tendas como: emissão de documentos (primeira via da carteira de identidade e da carteira de trabalho) e orientações sobre aposentadoria, direitos, para adquirir a 2ª via das certidões de nascimento, casamento, óbito e encaminhamento para o casamento civil gratuito.
Segundo o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, o CUT Cidadã-Mulher valorizará as conquistas e principais lutas das trabalhadoras ao longo dos últimos 100 anos. “As mulheres têm conquistado, merecidamente, seu espaço na vida acadêmica, sindical e política, mas há muitos desafios a serem enfrentados, por exemplo, a luta por igualdade de oportunidades no mercado de trabalho”.
Saúde e Meio Ambiente
Em parceria com o Instituto Avon e a prefeitura de Campinas, as moradoras vão participar de palestras educativas sobre a prevenção ao câncer de mama e ginecológico.
As exposições serão feitas por profissionais da área de saúde que mostrarão a “Mama Amiga” – uma mama em formato de silicone em que as mulheres poderão tocar e aprender a fazer o auto-exame corretamente.
Outros serviços são corte de cabelo, massagem anti-stress, limpeza de pele, entre outros. Sobre o tema “meio ambiente”, a FEMSA apresentará dicas e abordará a importância da garrafa retornável.
A Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo espera reunir com a atividade mais de 30 mil trabalhadoras e familiares.
Shows A cantora Eliana de Lima, as Bandas “500 Cruzeiros”, “Bruno e Camila”, Marcinho do Cavaco, Ernesto Guevara, entre outros cantores e cantoras, são algumas que animarão o CUT Cidadã-Mulher. Os shows acontecerão durante o dia e o encerramento está previsto para às 18h.
Serviço CUT Cidadã-Mulher “100 anos de lutas por igualdade”Data: 7 de março (domingo)Local: Parque Linear Capivari, localizado na Av. dos Amoreiras 7000, em Campinas. Horário: 9h às 18h Entrada: gratuita