AES Tietê: Sindicato e empresa discutem PLR 2009

28 outubro 15:17 2009

Empresa propôs mudanças na PLR, mas Sindicato avalia que as mudanças devem ser discutidas apenas em 2010


Depois de meses de atraso, a empresa se reuniu com o Sindicato para discutir metas e valores da PLR 2009, na quarta-feira da semana passada (21). Na reunião, o Sindicato apresentou como proposta que a atual PLR deve ser reajustada no mesmo valor do adiantamento da PLR no Acordo Coletivo, ou seja, 20,5% e que se dê inicio imediato a negociação da  PLR 2010.



Antes da apresentação desta proposta por parte do Sindicato, a AES Tietê propôs mudança na metodologia da PLR, prevendo que do valor, seriam distribuídos 10% para segurança, 30% financeiro e 60% para metas de qualidade (DUG, TF, Eclusas, etc). Além disso, a PLR seria para a empresa como um todo, e não mais por barragens (unidade de trabalho). O Sindicato destacou que o momento não é adequado para negociar nova metodologia, pois o ano está terminando. Para o Sinergia CUT, em 2010 seria possível fazer esta discussão, desde que não acarrete em perdas para os trabalhadores.



Outro ponto importante abordado pelo Sinergia CUT foi o pedido para que a empresa desconsiderasse os impactos causados por mudanças no processo de trabalho que resultaram em maior tempo de disponibilidade dos equipamentos para a manutenção. Isso porque as alterações não foram previamente discutidas com o Sindicato.
Finalizando a reunião, a AES Tietê se comprometeu a apresentar a apuração dos números até então realizados (comissão e Sindicato) e posteriormente discutir pontualmente os impactos das alterações ressaltadas pelo Sindicato. 


A empresa também ficou de apresentar uma resposta sobre o valor proposto, que passaria o fixo de R$ 5.117,66 para R$ 6.166 acrescido do percentual da energia segurada.
Depois que a empresa apresentar a apuração dos números e informar o valor da PLR, o Sinergia CUT realizará assembléias com os trabalhadores.

  Categorias: