Os trabalhadores de Furnas da base do Sinergia CUT aprovaram a proposta negociada com a direção da empresa sobre a pauta específica. As assembleias deliberativas aconteceram entre ontem e a manhã de hoje (terça-feira, dia 04) nas localidades da empresa em Campinas, Araraquara, Itaberá e Estreito. Além da proposta, foi aprovado também o desconto de 7,23% referente à taxa negocial.
E vale dizer que Campanha Salarial 2009 do pessoal de Furnas chega ao fim com o gosto da vitória, já que as negociações resultaram em ganhos significativos aos trabalhadores. A partir da unificação de benefícios na Pauta Nacional, foram incluídos no ACT de Furnas, entre outros itens, o Auxílio Educacional, o Adicional de Insalubridade e o Auxilio Creche para os filhos dos trabalhadores do sexo masculino.
Na reunião de negociação do dia 29 de julho passado, foi possível garantir avanços na Pauta Específica que também contribuem para a melhora das relações e do ambiente de trabalho (confira no quadro).
Com a proposta aprovada, a direção de Furnas garantiu que o pagamento do abono e as diferenças salariais serão pagas até a próxima sexta-feira (07). Quanto a retroatividade dos outros benefícios, o pagamento está previsto para o final de agosto.
Cartas de oposição
Os trabalhadores terão entre os dias 20 e 25 próximos para a entrega da carta de oposição ao desconto da taxa negocial, que é de 7,23% em setembro próximo. As cartas devem ser protocoladas das 8h30 às 12h e das 14h às 18h na sede ou nas macrorregiões do Sinergia CUT.
Redução do Internível
No último dia 28 de julho o Sinergia CUT participou com a Eletrobrás da primeira reunião de discussão sobre a redução do Internível de Furnas e Eletronuclear.
A bancada dos trabalhadores apresentou as propostas de critérios e as premissas básicas para as negociações e as empresas se comprometeram a dar uma posição na reunião marcada para o próximo dia 17. Fique ligado!
Confira os principais itens do acordo:
Acordo Pauta Nacional (Eletrobrás)
Acordo Pauta Específica (Furnas)