Sinergia CUT conquista na justiça reintegração de trabalhor arbitrariamente demitido
Passados mais de sete meses após ser demitido pela Elektro, o técnico em Telecomunicações Claudecir da Silva (“Nenê”) voltou a exercer suas funções na empresa. Por decisão judicial, a reintegração ocorreu na manhã de ontem (29).
Vale lembrar que, em 03 de setembro do ano passado, alegando baixa performance, a distribuidora demitiu Claudecir. A notícia de seu desligamento chocou a todos os trabalhadores da Regional de Rio Claro, onde Claudecir era locado, uma vez que foi feita em público. Até mesmo um abaixo assinado foi produzido pelos colegas para tentar reverter a demissão.
As boas vindasO retorno do técnico ao seu local de trabalho ocorreu durante uma assembleia em frente ao portão da Elektro em Rio Claro, quando o Sinergia CUT informava os trabalhaodres sobre a vitória da categoria com a decisão phpaide.com judicial de reintegração. Com aplausos, abraços e muita comemoração, “Nenê”, que chegou acompanhado de um oficial de Justiça, foi recebido de volta pelos colegas de trabalho.
Vitória no TribunalO Sindicato entrou com uma ação de reintegração na 10ª Vara do Trabalho de Campinas com o intuito de reverter a dispensa do trabalhador pela cláusula 28 do Acordo, que trata do Gerenciamento de Pessoal. A sentença judicial foi publicada no Diário Oficial da Justiça do Trabalho no último dia 17 de abril dando ganho de causa ao trabalhador.
Julgada a ação, foi declarada a nulidade da dispensa imotivada com base na garantia de emprego da cláusula 28 do ACT, inclusive antecipando os efeitos dessa decisão, determinando a reintegração do trabalhador em 48 horas após a publicação da sentença e condenando a Elektro por dano moral. A decisão é de 1ª Instância e cabe recurso da empresa ao Tribunal.