Os responsáveis por empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de óleo diesel e carvão terão de plantar árvores para liberar o funcionamento de novas usinas ou renovar a licença das já existentes. As novas exigências ambientais deverão ser publicadas hoje no ‘Diário Oficial’ da União, anunciou ontem o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).
Segundo o ministério, está prevista a entrada em operação de mais 82 usinas térmicas movidas a diesel e carvão até 2017, e a emissão de carbono desse tipo de usina aumentaria dos atuais 14 milhões de toneladas de gás carbônico para 39 milhões de toneladas por ano.
O plantio de árvores é uma das medidas complementares para compensar pelo menos um terço das emissões de carbono, que contribuem para o aquecimento global. Estimativas do ministério indicam que uma usina de 100 MWh (megawatt-hora) que opere durante três meses por ano teria de plantar 600 árvores. Outra forma de compensação será investimento na geração de energia renovável, como a eólica.