CS 2016: Elektro é a “melhor empresa para trabalhar”. SÓ QUE NÃOOO!

CS 2016: Elektro é a “melhor empresa para trabalhar”. SÓ QUE NÃOOO!
18 agosto 14:31 2016 Débora Piloni

A resposta veio das urnas! Por maioria dos votos, os trabalhadores disseram um NÃO histórico para a proposta final e descabida da empresa para o ACT 2016

Encerrou no início da noite da última quarta-feira (17), a apuração dos votos dos trabalhadores referente à proposta final apresentada pela Elektro para o Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. Por maioria dos votos, os trabalhadores rejeitaram a proposta acatando, assim, o encaminhamento do Sinergia CUT. Pudera!  A eleita “Melhor empresa para trabalhar”, de acordo com a avaliação de 2016 feita pela consultoria Great Place to Work (GPTW) e Época,  apresentou a pior proposta entre as energéticas do estado de São Paulo, com um mísero reajuste de 8% que sequer repõe a inflação do período (9,44%, segundo o ICV Dieese).

Sendo assim, mantendo a coerência de priorizar a mesa para se chegar a um acordo negociado, o Sindicato já solicitou à Elektro a reabertura do processo de negociação com o objetivo de melhorar a proposta para que chegue nos números da pauta dos trabalhadores.

Agora está na mão da empresa. É preciso que ela reconheça e valorize seus trabalhadores na prática, com a reabertura da mesa e apresentação de uma proposta melhor. Se isso não acontecer, já tem uma greve marcada para o próximo dia 29.

Voto em urna
O Sinergia CUT sempre esteve na base, junto aos trabalhadores e pôde sentir a pressão exercida pela empresa sobre a categoria durante o processo negocial nesta Campanha Salarial. E por isso, para deliberar a proposta final, o Sindicato atendeu a solicitação dos trabalhadores realizando assembleias com direito a voto em urna para preservar  a liberdade da companheirada. As assembleias ocorreram entre os últimos dias 09 e 17, em todos os locais de trabalho.

Encerrada a votação na manhã do dia 17, a apuração dos votos foi realizada na tarde desse mesmo dia, na sede da Elektro, em Campinas. Todo o processo contou com a presença de dirigentes sindicais e de vários trabalhadores da empresa que acompanharam a apuração e constataram a lisura do processo, que foi transparente e democrático.

Resultado
Ao abrir todas as 24 urnas e contar voto a voto, o resultado oficial sobre a proposta final da empresa foi o seguinte:

Elektro_votoMelhor empresa para remunerar acionista
Em 2016, a “melhor empresa para trabalhar” apresentou aos trabalhadores o pior índice quando comparado com reajustes aplicados pelas demais empresas do setor. Porém, para os acionistas da espanhola Iberdrola, dona da Elektro, a empresa já aprovou a distribuição intermediária, ainda neste ano, de dividendos no valor que ultrapassa os R$ 104 milhões.

“Então, Sr Presidente da Elektro, que afirmou em entrevista divulgada pela mídia que o líder que não repõe a inflação pro seu time é injusto…o ‘seu time’ espera pela justiça e pelo reconhecimento com a melhora da proposta na mesa de negociação”, afirma a direção do Sinergia CUT.

Caso contrário, os trabalhadores já aprovaram greve a partir do próximo dia 29. Porque…

O QUE É NOSSO NINGUÉM TIRA!

  Categorias: