CS 2015: Trabalhadores da BTobace participam de assembleias para deliberação de nova proposta

22 junho 18:28 2015 Nice Bulhões

Trabalhadores da BTobace participam das assembleias deliberativas sobre a Campanha Salarial de 2015

No dia 12 de junho, a empresa apresentou uma nova proposta e na última quarta-feira (15) enviou o texto da cláusula 18 com ajustes. Confira abaixo a proposta:

  • Reajuste: 7,5% sobre salários e benefícios;
  • Vale Refeição/Alimentação: 16,67 % (de R$180,00 para R$210,00);
  • Cláusula 33: Insere a estabilidade aos profissionais com 12 anos de casa, 01 ano de estabilidade, para completar o tempo de contribuição;
  • Cláusula 18: Política de Emprego (texto proposto em 15/06/15).

A empresa informou que envidará todos os esforços para evitar dispensas sem justa causa que não decorrerem do descumprimento de obrigações contratuais ou que não se fundarem em motivo disciplinar, ou por motivo de redução de obras e serviços, em atenção à Convenção n.º 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Parágrafo 1º: A empresa poderá efetuar Rescisões de Contrato Por dispensa sem justa causa em até 3,5% do quadro total dos empregados, declarados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), não se considerando neste percentual os seguintes casos de rescisão:

a) Rescisão Contratual por justa causa (art. 482 da CLT);

b) Rescisão por pedido de demissão do empregado;

c) Término do contrato por prazo determinado;

d) Acordo por interesse recíproco, constante no paragrafo 2º.

Parágrafo 2º: Em ocorrendo rescisão do contrato de trabalho por interesse recíproco (acordo bilateral) Empregado/Empresa, o empregado fará jus, por ocasião da rescisão, ao recebimento das verbas rescisórias e a liberação do FGTS, acrescido da multa de 40% (quarenta por cento), não se aplicando o “caput” deste artigo.

A direção do Sinergia CUT deliberou que, embora o índice não tenha atingido o índice do ICV Dieese, foi atendido o pleito dos trabalhadores de melhorar o valor do VA/VR. Além disto, a empresa havia proposto alterar a cláusula de emprego com uma taxa de rotatividade de 7,5%, mas conseguiu negociar para 3,5% com acordo bilateral.

Diante disto, a proposta será encaminhada para apreciação dos trabalhadores nas assembleias.

#Tamojuntoproquederevier

  Categorias: