O Sinergia CUT apoia a Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, referenciada no dia 21 de março. É uma data para homenagearmos e reverenciarmos os mártires na luta contra o racismo em todo o mundo.
História
No dia 21 de março de 1960 ocorreu um grande massacre na África do Sul , na cidade Johanesburgo, quando sulafricanos negros protestaram contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação para poderem circular em seu próprio país.
No Bairro Shaperville foram barrados por tropas do exército que atirou contra população desarmada , causando 69 mortes.
Em 1976, após muita pressão dos movimentos de luta contra o racismo do mundo inteiro, a ONU instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial ao condenar o regime racista da África do Sul, que só teve fim em 1994 com a chegada de Nelson Mandela ao poder.
Esta data chama a todos que lutam contra o racismo a ocupar espaços, trabalhar pela unidade dos diversos movimentos que lutam a favor do negro, pelo empoderamento das suas lideranças, em denunciar cotidianamente o racismo e em promover a igualdade racial na educação, no trabalho, nos espaços de poder e na mídia: são estas as tarefas principais colocadas diante de nós pela conjuntura atual.
Atividade
Por isso, o Sinergia CUT também apoia a divulgação da campanha É Racismo. Não é um mal entendido! A iniciativa promove a cerimônia de posse do Fórum Permanente de Educação e Diversidade das Relações Étnicos-Raciais, que acontecerá neste dia 21 de março, às 18h30, no plenário Sylvia Pascoal, na Câmara de Campinas, na Avenida Dr. Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3736-1310, mandato do vereador Carlão do PT.