20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
05 novembro 10:48 2012 Débora Piloni

Veja o resultado da pesquisa realizada pelo Sinergia CUT entre os energéticos do estado de SP que inseriu consulta sobre cor da pele/etnia, o que possibilitou cruzamento de informações que traçam um perfil dos trabalhadores e trabalhadoras negros no setor.

Confira também a programação divulgada pelo Coletivo de Combate ao Racismo da Subsede da CUT Campinas e Região

Há anos o Sinergia CUT realiza a pesquisa de avaliação dos resultados obtidos na Campanha Salarial junto aos trabalhadores do setor energético. Essa pesquisa, elaborada juntamente com a socióloga Ana Cláudia Meira, ajuda o Sindicato a nortear quais pontos foram importantes e em quais é necessário avançar nas negociações de Acordo Coletivo em cada uma das empresas.

Uma das novidades na pesquisa realizada com os trabalhadores no final de 2011 e divulgada em 2012 foi a consulta a respeito da etnia. Dado inédito até então e bastante revelador.

Feita por amostragem, a pesquisa colheu mais de 2.500 questionários de trabalhadores das seguintes empresas e prestadoras de serviços:  CPFL, CPFL Piratininga, Elektro, CTEEP,  CESP, AES Tietê, Furnas, Comgás, Potencial, Grupo Rede Energia, Advanced, Biolins, B. Tobace, Cernhe, Ceroc, CERT, Civile Project, Duke,  Fasa, Ferro Ligas, FR Engenharia, IE Pinheiros, IZZI, Medral, Nova Rio, PIERP, Rizal, Sirius, Taesa e União Cooperativa.

Os negros do setor
Quanto à classificação da raça/cor, a pesquisa utilizou a mesma nomenclatura do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Amarela, Branca, Indígena, Parda e Preta.

Do total dos entrevistados, 5,73% são  da raça negra e 20,90% parda. A raça branca ainda é maioria, com 69,87% dos trabalhadores.

Entre os da raça negra, a grande maioria dos trabalhadores é do sexo masculino, com 90,41% e apenas 8,90% são do sexo feminino. Entre os pardos, não é diferente; 91,35% são homens e 7,52% mulheres.

A faixa etária predominante entre as raças parda e negra é de 30 a 39 anos, com 28% dos trabalhadores de cada uma dessas raças. Depois vem o pessoal que está entre 40 e 49 anos, com aproximados 25% dos trabalhadores de cada uma das raças.

Quanto à sindicalização, a grande maioria dos negros e pardos responderam positivamente, sendo 79,45% e 80%, respectivamente, associados ao Sindicato.

As funções exercidas nas empresas também foi alvo da pesquisa. Entre os que responderam ao questionário, mais de 79% da raça negra trabalham na área operacional das energéticas e 15,75% ficam no setor administrativo/comercial. Semelhantemente para a raça parda, quase 77% dos energéticos de SP estão no operacional das empresas e mais de 18% no administrativo/comercial.

As empresas que concentram maior número de trabalhadores negros e pardos são CPFL Paulista e Elektro. Na Paulista, 20,55% são da raça negra e 19,92% parda. Já na Elektro, 13,7% declararam-se negros e 20,49% pardos.

Um dado importante avaliado foi o tempo de trabalho. Mais de 39% da raça negra afirmaram estar há mais de 10 anos na empresa e quase 14% disseram estar no local de trabalho entre 05 e 09 anos. Entre os pardos, a maioria (37%) também está há mais de 10 anos na empresa e mais de 13% afirmaram estar lá entre 05 e 09 anos.

“O resultado dessa pesquisa nos remete à seguinte posição: avançar mais e mais.  Como classe trabalhadora, temos o dever de conceder respaldo à luta dos trabalhadores negros e negras, pois esta é uma luta de todos”, conclama Jesus Francisco Garcia, presidente do Sinergia CUT.

Confira abaixo algumas atividades da CUT e do movimento negro referentes ao 20 de Novembro

  • 05 de novembro

¨Abertura do Mês da Consciência Negra em Campinas
– Curta metragem: “Vista minha pele” (de Joel Zito)
-Local: Sindicato da Construção Civil (Rua Barão de Jaguara, 704, Centro)
-Horário: 19h

Vale destacar que o Dia da Consciência Negra foi instituído em Campinas pela Lei 11.128 de 14 de janeiro de 2002, de autoria do eletricitário Sebastião Arcanjo, quando foi vereador no município. Além de marcar o feriado, esta lei determina que a Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Educação, promoverá, na rede pública de Educação, atividades referentes ao tema, fazendo-as constar da programação oficial anual da Semana da Consciência Negra.

  • 06 de novembro

¨ Abertura do Mês da Consciência Negra CUT Nacional
Tema: Igualdade Racial no Trabalho e na Vida
– Curta metragem: “Vista minha pele” (de Joel Zito)
– Coquetel
– Horário: 19h
– Local: Hotel Braston (rua Martins Fontes,330, Consolação, SP)

  • 17 de novembro

– ¨ Marcha Zumbi dos Palmares
– Concentração na Estação Cultura, em Campinas, às 9h

Confira as imagens clicando aqui!

  • 20 de novembro

¨ Entrega do Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares
Local: Câmara Municipal de Campinas
(Av. da Saudade, 1004 – Ponte Preta)
– Horário: 20h

  • 06 de dezembro

¨  Encerramento das atividades do Coletivo de Combate
ao Racismo 2012
-Exibição do filme: “A Revolta da Chibata”
-Local: Subsede de Campinas dos Sindviários (Rua Padre José Quadros, Parque Industrial, Campinas)
-Horário: 10h

  Categorias: