Trabalhadores de Furnas deliberam proposta da Pauta Específica

Trabalhadores de Furnas deliberam proposta da Pauta Específica
03 agosto 13:50 2012 Débora Piloni

Assembleias acontecem entre esta sexta (03) e segunda (06)

Os trabalhadores de Furnas participam, a partir desta sexta (06) e até a próxima segunda (06) de assembleias deliberativas referentes às Pauta Específica. A proposta da Nacional já foi aprovada em assembleias realizadas no dia 25 passado.

Vale ressaltar que a reunião de negociação da Pauta Específica de Furnas ocorreu na quinta (02), quando foram debatidas as cláusulas da Pauta e do Acordo Específico anterior. Tendo em vista que o pagamento das diferenças conquistadas no Acordo Nacional está condicionada à aprovação da Pauta Específica, e ainda que o Acordo seja igual ao do ano anterior, a Intersindical está encaminhando a proposta para aprovação. E, se aprovada a proposta, Furnas efetuará os pagamentos no próximo dia 10 de agosto, conforme abaixo:

  • Diferenças salariais relativas aos meses de maio, junho e julho/12 (aplicação de 6,6%)
  • 4 talões de tickets no total equivalente a R$2.800,00
  • Diferenças de tickets retroativo a maio/12
  • A empresa também pagará, junto com a Folha de Pagamento de Setembro/12, o mérito retroativo a janeiro/12 (3%) e a antiguidade (1,5%) retroativo a maio/12, para quem não teve mérito nos últimos 2 anos
  • É condição para receber a antiguidade, que o trabalhador tenha aderido ao PCR
                                                                                                                                                            
    E mais: a Intersindical solicitou à empresa um adiantamento para os trabalhadores dos itens acima e que os ajustes sejam regularizados no pagamento mensal. A empresa se comprometeu em verificar e dará um retorno.

Taxa Negocial
Será cobrado dos trabalhadores taxa negocial de 6,6%. O prazo para a entrega da carta de oposição será de 20 a 27 de agosto. As cartas devem ser protocoladas na sede ou nas macrorregiões do Sinergia CUT, no horário compreendido das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Detalhes:

Será reaberta a adesão ao PCR e, quem aderir, terá direito ao 1,5% retroativo a dezembro de 2011. Entretanto, os critérios quanto aos direitos, prazo de adesão e forma de pagamento serão editados pela Eletrobras.

Referente aos dias parados em função da Greve, na pauta nacional ficou decidido que esse assunto será debatido no início de outubro deste ano. Porém, em Furnas essas horas não serão descontadas e não serão colocadas no Banco de Horas.

  Categorias: