Assim que empresa encaminhar minuta do Acordo, Sinergia CUT encaminhará para deliberação da categoria em assembleias
Na reunião realizada na última segunda (09) entre o Sinergia CUT e a direção de Furnas, finalmente a empresa apresentou uma proposta de acordo para a questão do transporte dos trabalhadores em turno de revezamento ininterrupto da Usina de Estreito.
A proposta de Acordo Coletivo estabelece regras para implementar o transporte para os trabalhadores da Usina Hidrelétrica Luís Carlos de Barreto de Carvalho à Usina Mascarenhas de Moraes. Durante a reunião o Sindicato fez algumas considerações na redação da proposta da empresa, que foram acatadas após o debate.
Segundo os esclarecimentos da área responsável por contratos em Furnas, existe hoje um veículo que transporta os operadores da Vila de Estreito para a usina. Para atender a nova demanda, a empresa deve realizar aditamento no contrato já existente ou até mesmo realizar nova licitação, conforme prazos estabelecidos no processo interno de Furnas. Ainda segundo a área responsável por contratos, esse procedimento pode ser finalizado entre agosto e dezembro de 2011, período em que encerra o atual contrato que atende os operadores residentes na Vila Estreito.
Furnas ficou de enviar ao Sindicato nos próximos dias a minuta final do ACT para submeter à aprovação dos trabalhadores em assembleias. O Acordo terá vigência de dois anos a partir da data da assinatura, o que deve ocorrer logo após as assembléias.
Além da questão do transporte, outros assuntos foram tratados na reunião, como o adicional noturno e alteração de jornada de trabalho de 180 para 220. Essas duas pautas ficaram de ser discutidas posteriormente.