Sindicato repudia atraso na divulgação dos números oficiais e cobra início das negociações da PLR 2011
Na reunião realizada na última quinta (17) para discutir a PLR 2010 da Elektro, para a surpresa do Sindicato, a empresa informou que os números oficiais só sairão no dia 28 de março, quando haverá a reunião do Conselho de Administração. Somente depois desta reunião é que os trabalhadores poderão saber o valor da sua PLR, com o recebimento do pagamento salarial.
A Elektro alegou que a divulgação dos números não saiu devido a alterações nas normas contábeis para demonstrações financeiras, aspectos societários e contábeis. “Privar os trabalhadores de saber qual será o valor da PLR 2010 com antecedência é algo que nunca ocorreu na Elektro. É uma falta de respeito com os trabalhadores, pois a alteração na lei 11.638/07 foi proposta no final de 2007 e as empresas já sabiam da necessidade das novas apresentações contábeis ao mercado”, afirma a direção do Sinergia CUT.
Durante a reunião, a empresa informou os resultados de apenas três indicadores técnicos. O DEC não foi atingido, pois a meta era de 8,45 horas/cliente ano e o resultado obtido foi de 8,78 horas/cliente ano. Ainda em janeiro, o Sindicato tomou conhecimento de que o DEC apurado estava em 9,48 horas/cliente. Na ocasião, o Sinergia CUT negociou expurgos, desconsiderando, por exemplo, o tempo de interrupção de ocorrências atendidas por equipes de outras localidades, evitando que a falta de recursos humanos penalizasse os trabalhadores.
Mesmo com os expurgos, a meta do DEC não foi atingida, o que acarretará um prejuízo no valor da PLR 2010. Será aplicada a regra de três para o cálculo desse indicador. Como o DEC de 1,5% não foi atingido, os trabalhadores terão 1,486093% do Resultado de Serviço.
Segunda parcela
A segunda parcela da PLR 2010 será paga no próximo dia 30, junto com o pagamento do salário. Vale lembrar que será descontado o valor antecipado da primeira parcela paga em julho de 2010 no valor de R$ 1.437,75 + 27% da Remuneração (Salário Base, Adicional de Tempo de Serviço e Incorporações de Acordos Judiciais).
PLR 2011
O Sinergia CUT cobra agora o início das negociações da PLR 2011, pois até o momento nenhuma proposta foi apresentada.