A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira reajustes nas tarifas de distribuição de energia elétrica de cinco empresas do interior paulista, todas controladas pela CPFL Energia (CPFE3).
Os maiores reajustes, que passam a valer a partir de 3 de fevereiro, foram na Companhia Paulista de Energia Elétrica (CPFL Leste Paulista), que atende 51 mil clientes. Para os consumidores de baixa tensão (residenciais), o aumento será de 16,03%, enquanto para alta tensão (indústrias) será de 17,3%.
Na Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz), que atende 180 mil clientes, a alta será de 13,48% para os clientes residenciais e de 19,26% para os industriais.
Para a Companhia Luz e Força de Mococa (CPFL Mococa), com 40,4 mil clientes, os reajustes para baixa e alta tensão serão de, respectivamente, 9,95 e 9,37%. A concessionária atende 32 mil clientes.
Na Companhia Jaguari de Energia Elétrica (CPFL Jaguari), com 32 mil unidades consumidoras, o reajuste será de 6,93% para baixa tensão e de 6,45% para alta tensão.
Já na Companhia Sul Paulista de Energia Elétrica (CPFL Sul Paulista), com 72 mil clientes, os reajustes serão de 6,7% para residências e de 7,89% oara indústrias.
‘Os percentuais aprovados de reajuste das distribuidoras refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo de encargos do setor elétrico e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia’, informou a Aneel.