Elektro é vendida para a espanhola Iberdrola

21 janeiro 10:39 2011

PLR adicional, prevista no ACT vigente, depende de conclusão do processo de venda


Chegaram ao fim os rumores sobre o interesse de diversas empresas pela compra da Elektro. A distribuidora foi vendida no último dia 19 de janeiro para a espanhola Iberdrola. O valor da venda foi de 1,78 bilhão de euros (2,4 bilhões de dólares).


Em comunicado à Comissão de Valores da Espanha, a Iberdrola disse esperar que a aquisição da Elektro seja concluída em até seis meses após a assinatura do contrato. A operação depende de aprovações regulatórias, entre as quais o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


No Brasil, a Iberdrola integra o bloco de controle da Neoenergia, acionista majoritária das distribuidoras de energia Cosern, Celpe e Coelba, todas no Nordeste. Outro acionista relevante da Neoenergia é a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e que também está entre os controladores da CPFL Energia, que teria interesse na Elektro.


PLR Especial
Conforme previsto no ACT vigente até 2013, em caso de venda do controle acionário da Elektro, haverá a negociação de uma PLR adicional à PLR do referido ano base. Entretanto, é necessária a conclusão do processo de venda para que essa PLR adicional seja negociada.O Sinergia CUT acompanhará todo esse processo e encaminhará carta à empresa solicitando abertura da negociação dessa PLR especial.


PLR 2010
A empresa apresentou os resultados finais das metas acordadas dos três indicadores para o pagamento da segunda parcela da PLR 2010, previsto para março próximo.


Dos três indicadores apurados apenas o DEC ficou acima da meta estabelecida. A empresa informou que o DEC total ainda está em fase final de apuração. O Sinergia CUT solicitou  que, além de expurgar as ocorrências consideradas atípicas pela Aneel, que também seja expurgadosdo indicador DEC o tempo de deslocamento da equipe que atendeu a ocorrência, caso esta não esteja na localidade em que prestou o atendimento. Para casos como esse, a proposta é que a meta do indicador DEC seja considerada como atingida.


A empresa não apresentou os valores finais dos Resultados de Serviços da Elektro e da EKCE, alegando que somente o fará após a aprovação e a divulgação do seu balanço anual, o que deverá ocorrer no início de março.


PLR 2011
O Sinergia CUT apresentou a pauta de reivindicações para a PLR 2011.  A Elektro não levou proposta.  Nova reunião marcada para o dia 02 de fevereiro.

  Categorias: