AES Tietê: Sindicato cobra assuntos pendentes

19 janeiro 18:31 2011

Reunião realizada no último dia 14 aborda 12 pontos de pauta. Entre eles: a Fundação CESP, sobreaviso e PLR 2010


Depois de um final de ano tumultuado por uma série de demissões arbitrárias, representantes da AES Tietê receberam, no último dia 14,  o Sindicato para uma reunião sobre diversas pendências a serem resolvidas. Os dirigentes do Sinergia CUT aproveitaram a ocasião para informar que a entidade protocolou ação na Justiça contra as demissões e reestruturação, uma vez que a atitude da empresa demonstra total descumprimento do ACT vigente.


Foram discutidos 12 pontos de pauta, entre eles a questão do sobreaviso. A empresa informou ter efetuado o pagamento retroativo a junho de 2010 a todos os trabalhadores que tinham esse adicional a receber. Também foi apresentado pela empresa  uma proposta de procedimento para realização e pagamento de sobreaviso que, segundo a  AES Tietê, será implementado a partir de 1º de fevereiro.


Outro ponto abordado foi a Fundação CESP. Conforme acordo firmado durante o processo de negociação da campanha salarial 2010, o Sindicato solicitará a aos trabalhadores que não informaram corretamente o tempo de serviço à Fundação CESP na época pré estabelecida, que informem ao Sindicato o nome, prontuário, local de trabalho e o tempo a ser declarado. A previsão é de que na segunda quinzena de fevereiro o Sinergia CUT entregue as informações à empresa, e então, a AES Tietê possa solicitar à Fundação CESP o custo dessas inclusões. Somente após a empresa obter o valor do aporte é que as partes estabelecerão um processo de negociação, não havendo obrigação por parte da empresa em fechar uma proposta.


Entre as reivindicações apresentadas pelo Sindicato está a mudança no computo de hora extra. A proposta do Sinergia CUT é que, quando o trabalhador for convocado para trabalhar em sua folga, as horas extras devem ser computadas a partir da saída de sua residência.  O mesmo processo deverá ser adotado no retorno da jornada. A AES Tietê comprometeu-se em analisar a solicitação do Sindicato e informar sua posição até final do mês de janeiro.


Mensalidade Sindical
Os representantes da AES Tietê comprometeram-se a até março, a devolver os valores referente às mensalidades sindicais cobradas a mais dos trabalhadores sócios do Sinergia CUT. O Sindicato tomou conhecimento desse problema em novembro do ano passado e de lá para cá tem cobrado da empresa a relação de trabalhadores que foram prejudicados e os valores descontados indevidamente.    
Portanto, assim que a entidade sindical receber o relatório da AES Tietê, o Sindicato realizará reunião com os envolvidos para informar os valores que serão devolvidos.


PLR 2010
Ficou agendada para o próximo dia 21, uma reunião entre a comissão de acompanhamento, empresa e Sindicato,  para discutir os números das metas apuradas em 2010 e o valor da PLR 2010. Após do processo de negociação, o Sinergia CUT realizará assembléias em todos os locais de trabalho

  Categorias: