Mais: segunda parcela do 13º será paga no dia 20
Na última terça (14), o Sinergia CUT participou de reunião com a Elektro para tratar sobre Linha Viva, escala de final de ano para o Call Center e algumas pendências.
Quanto à Linha Viva, o Sindicato expôs aos representantes da empresa as diversas denúncias recebidas, entre elas:
Para dar mais sustentação às denúncias apresentadas, o Sindicato relembrou vários casos, inclusive o ocorrido no mês de setembro passado, quando a empresa descumpriu as normas de segurança para a execução de serviços de emergência na subestação de Leme com Linha Viva no período noturno.
Recordou também do último acidente com LV ocorrido em Limeira com rede energizada. Na ocasião, o eletricista não usava a luva adequada. “Essa alternância de atividade com rede ligada e desligada pode ter sido um dos fatores que provocou esse acidente e pode causar ainda outros”, alertaram os dirigentes do Sinergia CUT.
A Elektro, por sua vez, informou que tem um projeto piloto de trabalho noturno com a rede desenergizada. Mas, apesar de todas as justificativas apresentadas, a empresa não Man muss also kein professioneller oder erfahrener Spieler sein, um Roulette die-besten-online-casinos.info/spiele/roulette zu spielen. convenceu os dirigentes sindicais que cobraram, mais uma vez, providências como treinamento, vestimenta e material necessário para que os eletricistas realizem suas tarefas com toda a segurança.
Ainda com relação à saúde e segurança dos trabalhadores, o Sinergia CUT solicitou o acompanhamento dos acidentes e afirmou que quer analisar algumas CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho). O objetivo é discutir com a empresa os detalhes e causas dos acidentes já ocorridos e definir as medidas preventivas para evitar novos casos.
O debate não foi esgotado e, depois de grande insistência, o Sindicato conseguiu convencer a Elektro a retomar as reuniões periódicas e restaurar a Comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente que foi extinta do nosso ACT em 2008. A primeira reunião está marcada para o dia 26 de janeiro.
Escala de final de ano – Call Center
Depois de muito debate e esgotadas as possibilidades de novas rodadas de negociações, a escala definida para este final de ano permitirá a folga de 70% do quadro do Call Center.
Estarão escalados 70 operadores nas vésperas do Natal e do Ano Novo. O critério de escolha será o tempo de casa, sendo preferencialmente escalados os trabalhadores com menos tempo de empresa. Os trabalhadores que fizerem a virada entrarão na sexta-feira, dia 24 de dezembro, às 19h ou às 20h e sairão à 01:15h ou 02:15h do dia 25.
13º e Auxílio Alimentação
A Elektro informou que pagará o 13º salário (2ª parcela) na próxima segunda (20) e estuda a possibilidade de antecipação do benefício de alimentação para a mesma data.