Após anos sem investir em geração de energia, a Companhia Energética de São Paulo pode participar de leilões de usinas que devem ocorrer até o final deste ano, afirmou nesta sexta-feira o presidente da estatal paulista, Vilson Daniel Christofari.
Segundo o executivo, a indefinição sobre a renovação das concessões das usinas de Jupiá e Ilha Solteira, que expiram em 2015, não interfere no plano de voltar a investir em geração a partir de agora.
“São coisas totalmente diferentes… Se perdermos as concessões, haverá indenização. É bastante dinheiro”, disse Christofari à Reuters após reunião com analistas e investidores.
Ele afirmou que não é possível ainda prever qual seria o valor de uma eventual indenização, mas sinalizou que o montante poderia ser aplicado pela Cesp em novas usinas. O executivo, contudo, reiterou acreditar que haverá prorrogação das concessões.
Participar dos leilões que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve promover até o final do ano significaria a estreia da Cesp fora dos limites do Estado de São Paulo. “No Estado não há mais espaço”, disse Christofari, que confirmou que a empresa já This applies to all plans sold through your State’s health health plans marketplace. “iniciou conversas” com eventuais parceiros.
Mas ele lembrou que a legislação precisa ser alterada para a Cesp ser sócia de outras empresas ou criar subsidiárias para participar dos leilões. Estatais como Petrobras e Eletrobras já são autorizadas a participar de licitações por meio de sociedades.
A previsão, segundo o executivo, é que a decisão sobre a legislação seja tomada após as eleições.
“Em um primeiro momento, a ideia é participar de empreendimentos com percentuais até modestos. Estamos há muitos anos sem investir e precisamos conhecer este novo mundo”, afirmou durante a apresentação a analistas.
A Cesp planeja participar de tais consórcios com fatia entre 10 e 15 por cento.
“Quando a Cesp construiu suas usinas, ela construiu de forma isolada. Hoje é feito em modelo de licitações, os participantes entram por consórcios… O BNDES não se dispõe a financiar estatais, somente SPEs (Sociedades de Propósito Específico) com maioria privada.”
Apesar da falta de experiência de trabalhar em sociedade, o presidente da Cesp destacou o conhecimento da estatal paulista em engenharia.
Além de Jupiá e Ilha Solteira, a Cesp administra as usinas de Porto Primavera, Paraibuna, Jaguari e Três Irmãos. Todas são hidrelétricas, mas o presidente da companhia não descarta a possibilidade de que, no futuro, a empresa também invista em outras fontes de energia, como a termelétrica, diante da grande oferta de gás natural que virá com o pré-sal da Bacia de Santos.