Abertura acontece nesta quinta-feira, em Campinas, com a presença também do presidente nacional da CUT, Artur Henrique. Portal do Sindicato transmite o Congresso ao vivo
Cerca de 250 delegados e delegadas eleitos participam do 4º Congresso do Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo) que acontece a partir da próxima quinta-feira (26) e termina no sábado (28), em Campinas, com transmissão ao vivo pelo Portal do Sindicato. Com o mote Fazendo Mais e Melhor, o Congresso deve aprovar resoluções importantes em um momento decisivo para a classe trabalhadora.
A abertura contará com a participação de Aloizio Mercadante, candidato a governador pelo PT, e de Artur Henrique da Silva Santos, presidente nacional da CUT, dentre outros convidados de destaque no movimento sindical e parlamentares que sempre estiveram ao lado da classe trabalhadora. No dia de abertura, acontece também a posse da nova direção da Federação dos Trabalhadores na Indústria Urbanitária do Estado de São Paulo (FTIUESP) e a solenidade de filiação à CUT.
Durante os três dias, os energéticos paulistas vão debater e decidir o futuro da luta da categoria a partir de três temas prioritários – Cenários do Brasil e o papel do movimento sindical, Setor energético no processo de desenvolvimento e a organização sindical e a Estratégia do Sinergia CUT para o próximo período.
Disputa de projetos“Vivemos um processo acirrado de disputa de dois projetos para o Brasil com as eleições gerais de outubro. Uma disputa com o grande capital, com o monopólio da mídia conservadora e com os grupos organizados contra os direitos e interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro em geral”, afirma a direção do Sinergia CUT.
Para os sindicalistas, o jogo das eleições de outubro é claro. “O que está em jogo para a classe trabalhadora é a garantia de continuar e aprofundar as políticas que estão de acordo com as nossas concepções democráticas e socialistas ou o retorno ao passado com a retomada das políticas neoliberais privatizantes e de confronto com o movimento sindical e os movimentos sociais”.
Além da discussão do cenário eleitoral no Brasil e no estado de SP, os energéticos paulistas tomarão decisões coletivas com a aprovação de resoluções que ampliem a ação nos locais de trabalho e divulguem as propostas cutistas, especialmente as relacionadas ao setor para garantir a qualidade e o controle social dos serviços prestados à população e a diversidade da matriz energética.
Instância máxima de decisão da categoria, a expectativa é que o 4° Congresso do Sinergia CUT seja mais do que um momento de reflexão conjunta para traçar a estratégia da ação sindical e resistir com sucesso aos desafios a serem enfrentados no próximo período. “É a hora de renovar a disposição de luta da categoria na tomada das atitudes necessárias para a conquista de melhores condições de trabalho e de vida para todos”, destacam os dirigentes do Sindicato.
Ao vivoO Congresso do Sinergia CUT será transmitido ao vivo pelo Jornal dos Trabalhadores, programa de rádio produzido pela Área de Comunicação do Sindicato e que chega à edição número 1.000 na próxima quinta-feira (26), além da TV Sinergia que terá link exclusivo com a equipe de profissionais da TV Cidade Livre, de Rio Claro. Acompanhe tudo o que rola pelo endereço www.sinergiaspcut.org.br. É o Sinergia CUT fazendo mais e melhor!