Agora, empresa questiona decisão da Justiça referente ao dissídio. Sindicato entrará com liminar para pagamento imediato
Em meio à Campanha Salarial 2010, a CTEEP procura e acha mais um meio para enrolar o pagamento do reajuste salarial dos trabalhadores e aposentados referente à CS 2009, ou seja, retroativo à junho do ano passado. Agora, a transmissora entrou na Justiça com recurso onde pede ao Tribunal Regional do Trabalho esclarecimentos sobre a decisão do Dissídio Coletivo. Vale lembrar que o Acórdão do Dissídio foi publicado no dia 25 de junho passado, garantindo validade do ACT 2009 por um ano e a cláusula Gerenciamento de Pessoal, conforme reivindicação do Sinergia CUT.
Mas o que deve ficar claro é que o índice de reajuste salarial não estava em discussão, já que havia sido aprovado pela categoria durante a Campanha Salarial passada.
Por isso, o coerente seria que a empresa já tivesse quitado essa dívida com os trabalhadores. Porém, além de não se manifestar sobre a data desse pagamento, a CTEEP ainda aciona novamente a Justiça com os embargos declaratórios.
“Com o julgamento do Dissídio e a manutenção do valor do reajuste negociado com a empresa, encerrou-se qualquer desculpa que a CTEEP poderia ter quanto ao pagamento do reajuste salarial retroativo a 01 de junho de 2009”, reafirma a direção do Sinergia CUT.
Para o Sindicato, o recurso é legal, no entanto, “não é impeditivo para que a empresa faça o pagamento espontaneamente uma vez que não existe nenhuma discussão, nem da parte da empresa e nem do sindicato sobre o índice de reajuste a ser aplicado”.
O Sinergia CUT ainda não teve acesso ao conteúdo do recurso da empresa e, tão logo isso ocorra, entrará com uma liminar para pagamento do reajuste em ação de cumprimento.
“Com certeza a CTEEP está fazendo isso com o objetivo de intimidar os trabalhadores na Campanha Salarial 2010, que está em andamento. Mas a categoria está preparada e não vai ceder. Se as reivindicações não forem atendidas, é mobilização neles!”, declara a direção.