CS 2010: AES Tietê ainda sem nenhum avanço

26 maio 19:12 2010

Sindicato não aceita metodologia da geradora e quer discutir todas as reivindicações dos trabalhadores


Sinergia CUT e AES Tietê participaram, na manhã desta quarta-feira (26), da terceira rodada de negociação da Campanha Salarial 2010. Mas, contrariando as expectativas dos trabalhadores, a empresa já abriu o encontro dando prosseguimento à nova metodologia adotada pela geradora desde a última reunião, informando ao Sindicato quais as cláusulas que pretende ou não negociar.


Segundo o negociador da AES Tietê, a empresa não aceita discutir várias reivindicações da pauta dos trabalhadores: ATS (Adicional por Tempo de Serviço), terceirização, estabilidade para portadores de HIV e Câncer, PD (Pessoas com Deficiência), Direito de Recusa, Licença Médica para acompanhantes, unificação das datas base, normas de Saúde e Segurança.


Em seguida, informou as cláusulas que a empresa aceita discutir: Assédio Moral, Auxilio Educação, Política de Inclusão de Mulheres, Negros e Pessoas com Deficiência, controle do HIV/AIDS, Organização Sindical, acesso a informações, qualidade de vida e dupla função. Afirmou também que pode discutir o PCS (Plano de Cargos e Salários) mas sem a formalização em eventual Acordo Coletivo.


Depois da apresentação, o Sinergia CUT reiterou que quer discutir todas as cláusulas da pauta dos trabalhadores. “Não dá para negociar apenas o que a empresa aceita discutir. Esperamos que na próxima reunião a AES Tietê apresente propostas concretas, inclusive para as cláusulas que diz que não vai discutir”, alertou a direção do Sindicato. “É imperativo também que discutamos nesse Acordo, além dos itens econômicos, o fim da rotatividade e o aumento no quadro mínimo da empresa, bem como as demais cláusulas sociais”, concluiu.


Nova rodada acontece na terça-feira (01) da semana que vem, às 14h.

  Categorias: