CS CPFL: proposta é rejeitada

10 junho 18:04 2009

Para o Sinergia CUT a segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2009, realizada no último dia 9, foi um fiasco.
A empresa abriu a negociação oferecendo um reajuste de salários e benefícios de apenas 5,11%, utilizando como índice o IPCA – IBGE, que na argumentação da empresa é o índice utilizado pela ANEEL para correção da parcela B.



A empresa distribuiu aos trabalhadores uma tabela informativa apresentando os indicadores de inflação, destacando ser importante o conhecimento sobre a evolução dos índices  que  norteiam os reajustes salariais e que servirão de base para as negociações deste ano. O que a CPFL não mostra é que os reajustes praticados pela empresa de 2001 a 2008 ficaram bem abaixo do índice do próprio IPCA-IBGE (veja tabela ao lado).



A diferença entre o IPCA-IBGE e o Reajuste, entre os anos de 2001 e 2008,  é de 1,87%.Para o Sinergia CUT o reajuste de 5,11% está muito aquém da expectativa dos trabalhadores, que era o ICV-Dieese de 5,21% mais aumento real.



Além disso, o Sindicato defende que é necessário discutir outros itens da pauta de reivindicações como por exemplo a redução do índice de rotatividade, assistência médico hospitalar e odontológica, reajuste VA/VR diferenciados entre outros.  A proposta da empresa nessa segunda rodada foi rejeitada e uma nova reunião foi marcada para o dia 18 de junho. 

  Categorias: