Começa nesta segunda-feira (01), em Brasília, o 18º Congresso Nacional dos Urbanitários (CNU) da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT), com o tema ‘Pela Vitória do Projeto Democrático e Popular’.
O encontro, que termina na sexta (05), discutirá as decisões futuras quanto à organização do ramo urbanitário em nível nacional e elegerá a nova direção e o Conselho Fiscal da FNU para o triênio 2009-2011. Uma delegação do Sinergia CUT participa dos cinco dias de Congresso.
Além das eleições serão abordados temas como Conjuntura Política Nacional e Internacional, Conjuntura Sindical e Reorganização do Ramo Urbanitário. Também serão apresentados e discutidos o Balanço da Gestão, Plano de Ação e Estatuto.
Unidade trará vitóriaO 18º CNU tem uma grande importância na história dos urbanitários. Por um lado, deverá preparar as bases da nova organização do ramo em nível nacional, estabelecendo as bases para a Confederação Nacional e construção das federações regionais.
Por outro lado, deverá construir a compreensão comum dos desafios e tarefas do próximo período em que se confrontarão, mais uma vez, o projeto político democrático-popular e o projeto conservador neoliberal. O Congresso deve considerar a responsabilidade do movimento social no cenário da atual disputa e das eleições de 2010 para presidente e governadores e também para a composição do Congresso Nacional.
Mais do que em qualquer outro momento da história da FNU/CUT, a unidade dos urbanitários será fundamental para vitória do projeto político.