No último dia 7, pela primeira vez, a pauta unificada da campanha salarial da CPFL foi entregue com a presença de diversas entidades sindicais. A pauta foi assinada por representantes do STIEEC, FNU, Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Sintec, Sindluz Bauru, Fenatema, Urbanitários de Santos, Sindicato dos Engenheiros e Federaluz e entregue ao Gerente de RH da empresa Arlindo Casagrande.
O Sinergia CUT organizou um ato em frente a sede da empresa para marcar a entrega e mobilizar os trabalhadores a acompanhar as negociações.
A pauta da Campanha Salaraial 2009 apresenta reivindicações discutidas na ‘Oficina da Planejamento’ , contemplando renda e salário, políticas de emprego, condições de trabalho, saúde e segurança, cláusulas sociais e fundações. Além disso, a pauta expressa a posição contrária às reestruturações e tercerizações.
A entrega da pauta unificada com a presença de diversos sindicatos marca a união de diferentes forças e a luta dos trabalhadores energéticos do Estado de São Paulo de maneira integrada.
Durante o ato que antecedeu a entrega da pauta, Sinergia CUT chamou a atenção para a tercerização na CPFL, que tanto prejudica as condições de trabalho, uma vez que as empreiteiras não têm o menor respeito, demitindo trabalhadores, inclusive, muitas vezes adoecidos pelas condições de trabalho precárias. O protesto contra as demissões dessa semana também esteve presente nas falas dos representantes sindicais.
O presidente do Sinergia CUT Jesus Garcia destacou que o Sindicato intensificará as ações nos locais de trabalho durante o processo de necociação para que os trabalhadores mobilizem-se para garantir que as reivindicações da Campanha Unificada 2009 sejam atendidas.