‘Dia do Trabalhador pelo Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos’ terá atos descentralizados e mais próximos dos trabalhadores
Em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (24), no auditório da Central Única dos Trabalhadores, o presidente da CUT-SP, Sebastião Cardoso, e o Secretário de Comunicação da CUT-SP, Daniel Reis, apresentaram os detalhes das comemorações do ‘Dia Internacional do Trabalhador Pelo Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos’.
Os dirigentes confirmaram a realização dos eventos nas zonas sul – Avenida Arvoreiro, altura do número 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra – Próxima a estação de trem do Grajaú – e leste – Avenida Barão de Alagoas, Praça Lions, Itaim Paulista – Próxima ao Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri – da capital paulista e destacaram as festas nas regiões de São Bernardo do Campo, Campo Limpo Paulista, Taubaté, Bauru, Embu e Guarujá. As 17 Subsedes Cutistas também participarão de atos em todo o Estado.
Questionado se a crise influenciou a decisão de reformular o 1.º de Maio, Sebastião Cardoso afirmou que ‘antes mesmo da crise chegar, nós já havíamos decidido que faríamos um 1.º de Maio descentralizado, mais próximo do trabalhador e de sua família’. E complementou ‘Um evento de proporções maiores não nos permite olhar diretamente nos olhos de nossos companheiros, discutir o crescimento do Brasil sob a ótica da classe trabalhadora e destacar a importância de combater a agenda derrotada de flexibilização dos direitos’.
Em relação aos recursos utilizados na realização da festa, ele também explicou que a CUT-SP resolveu exclusivamente com os trabalhadores para a comemoração deste ano, ao invés de buscar dezenas de patrocinadores. ‘Optamos por ampliar o 1,º de Maio e realizar um ato independente, valorizando atrações regionais, a reflexão, o lazer e a cidadania. Inclusive, porque não quisemos fazer acordo com quem demite. Teremos apenas a Telefônica como uma parceira cultural’, destacou.
Shows e atividades circensesNa zona sul, a lista de atrações culturais inclui shows ao vivo de Marcelo Viola e Ricardo (viola caipira), René Sobral (samba de raiz), Rosana Bronx (rap), Tribo de Jah (reggae) e Teatro Mágico, que mistura espetáculo circense com música e poesia. A região da Cidade Dutra também terá prestação de serviços como emissão de carteira profissional, orientação sobre higiene bucal, palestras sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A CUT-SP levará ainda atividades circenses com o grupo Taipas Voadores, que realizará oficinas e apresentação de mágicos e malabaristas.
Na zona leste, o público assistirá Flora Matos (rap), Farofyno (samba-rock), Consciência Humana (rap), Peixelétrico (forró), Tribo de Jah, e muito mais. Por não possuir um espaço para as tendas, não haverá prestação de serviço na Avenida Arvoreiro.
Em ambos os locais, a Central reservará um espaço para que associações locais montem uma praça de alimentação.
A expectativa é que todos os eventos na cidade de São Paulo reúnam em torno de 200 mil pessoas. O ato político na zona sul contará com a presença de representantes da CUT nacional, da CUT-SP, além de representantes do executivo nacional e paulista, como o prefeito Gilberto Kassab, ministros e senadores. Programação musical da Zona Sul Marcelo Viola e RicardoRené SobralFabulosa Banda do Coringa Francis LopesRosana BronxTribo de JahSamprazerSniper Teatro Mágico
Serviços disponíveis na Zona SulDocumentosIIRGDEmissão de 1.ª via da Carteira de Identificação (RG). É necessário apresentar a Certidão de Nascimento original (ou cópia autenticada) e duas fotos 3 x 4. Caso o usuário não possua as fotografias, o evento fornecerá gratuitamente. Menores devem estar acompanhados de um dos pais. Sistecart Sistema de cartórios. O Sistecart encaminha o pedido de Certidão de Nascimento, daqueles que nunca tiveram esse documento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito.Ministério do Trabalho Emissão de Carteira Profissional. É obrigatória apresentar o a Carteira de Identificação (RG) original ou a Certidão de Nascimento. Os homens podem apresentar a Carteira de Reservista. É necessária uma foto recente 3 x 4.
EducaçãoCiência em Show Físicos da Universidade de São Paulo (USP) apresentarão um espetáculo direcionado às crianças e adultos conceitos de física.Escola Seqüencial Palestra sobre trabalho e meio-ambiente.
BelezaTeruya Cabelereiros Corte de cabelo feminino e masculino.
SaúdeLimpeza de Pele e Massagem Profissionais da área estética farão tratarão de pele e oferecerão massagem relaxante.Sindsaúde Orientação e vídeo sobre Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde da Mulher – Cejam Coleta para papanicolau, pesquisa e orientação. Podologia – Clínica JCA – Podólogos cuidam da saúde dos pés: calosidades, neutrites e outras doenças. Pastoral da Criança – Pesagem dos bebês, orientação e a importância da multimistura.Glicemia – Mediação, orientação e encaminhamento.Escola Seqüencial – Modo correto e simples de fazer amaciante para roupas e perfumes. Osteoporose – Exposição e orientação sobre alimentação adequada.Cardiotech – Balanças de alta precisão para pesagem corpórea e aferição da pressão arterial. Casa da AIDS (USP) – Prevenção, orientações, vídeos e palestras.Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo – Orientações e vídeosEscovódromo – Escovação e orientação/higiene bucal.Fotomática – Emissão de fotografias para documentos. Oftalmologia – Prevenção do glaucoma e catarata e acuidade visual. Programação musical da Zona LesteVioleiros MatutosFarofyno SamprazerConsciência HumanaRené SobralFlora MatosPeixelétricoTribo de Jah
Mais atividadesBauru – no Parque Vitória Régia, a partir das 11h. Shows com Com Tribal Acústico, Carioca, Henrik & Manoel, Monte de Bossa, Giovanna Jery e Naomi Sayx, Amigos S/A.
Campo Limpo Paulista – na Praça Castelo Branco, a partir das 16h. Shows com Insist, Samba S/A, Mistura E, Patric e Axel, Impacto Urbano, Rastapé (forró).
Embu – na Rua Maringá – Jardim. Sto. Eduardo, a partir das 17h do dia 30 de abril e a partir das 08h no dia 1.º de maio. Atividades de cidadania e shows com Pedindo Bis, Art Popular e exposição fotográfica das lutas dos trabalhadores.
Guarujá – Praça 14 Bis, a partir das 10h. Shows com Wesley dos Teclados, Modelos do Forró, Banda Tatsu e Banda Estillo. São Bernardo do Campo – no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, a partir das 14h. Shows com Leci Brandão, Zé Geraldo e Teatro Mágico
Taubaté – Avenida do Povo, a partir das 14h. Shows com Escolha Certa, Sensação, Impacto H2, David e Duran, Renato Teixeira e Guto e Nando’