Tudo parado em Furnas

26 fevereiro 13:01 2009

Trabalhadores fazem meio período de mobilização simultânea em vários localidades. Protesto é contra o golpe que querem dar na Fundação Real Grandeza


Atentos às manobras políticas que possam colocar em risco a integridade da Fundação Real Grandeza (FRG), os trabalhadores de Furnas realizaram meio período de mobilização na manhã desta quinta-feira (26). Na base do Sinergia CUT, as manifestações ocorreram em Campinas, Estreito e Araraquara.


O motivo dos protestos é a atitude do presidente da empresa, Carlos Nadalutti que, a serviço do grupo político liderado pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), insiste em continuar atacando a Fundação Real Grandeza.


A proposta de mudanças no Conselho Deliberativo da FRG foi assinada recentemente pelos conselheiros indicados pela empresa Victor Albano da Silva Esteves e Wilson Neves dos Santos.


O documento propõe a substituição ‘em caráter definitivo’ do diretor presidente, Sérgio Wilson Ferraz Fontes, pelo funcionário de Furnas, Eduardo Henrique Garcia, que também vai assumir interinamente a diretoria de investimentos, no lugar de Ricardo Carneiro Gurgel Nogueira. Outra substituição proposta é a do conselheiro titular, Ricardo Nahar Neder, pelo funcionário de Furnas, Luiz Roberto Bezerra.


O efeito da pressão


Essa proposta seria colocada em votação na reunião do Conselho Deliberativo que estava agendada para esta quinta (26), às 14h.


No entanto, devido à pressão exercida pelos trabalhadores no decorrer desta última semana – o que repercutiu nacionalmente e foi divulgado na grande imprensa – o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, solicitou ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que suspendesse a reunião do Conselho Deliberativo.


Panela ainda no fogo


Essa batalha não terminou. Por isso mesmo, os trabalhadores devem permanecer mobilizados e atentos aos movimentos e atitudes da direção de Furnas. Ao menor sinal de que o processo de intervenção na FRG esteja sendo acionado, mobilizações deverão ser intensificadas em todos os locais.

  Categorias: