Evento, organizado pelo TCU, acontece nos dias 11 e 12 de novembro, em Brasília
O Tribunal de Contas da União realiza nos dias 11 e 12 de novembro, em sua sede, em Brasília (DF), seminário sobre a nova matriz energética brasileira. O evento tem como objetivo debater a infra-estrutura considerando os insumos energéticos disponíveis. O tribunal pretende avaliar a adequação de políticas e ações do setor elétrico para garantir o abastecimento do mercado nacional de energia. O seminário terá quatro painéis, que abordarão temas como energia nuclear e meio ambiente, produção de biocombustíveis e a avaliação dos riscos de desabastecimento de energia elétrica.
Entre os participantes, está prevista a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para abordar a garantia do atendimento de fornecimento energético. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará apresentação sobre o Programa de Aceleração do Crescimento e a infra-estrutura energética brasileira. O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, debaterá o novo modelo do setor elétrico, segurança energética e modicidade tarifária.
O seminário discutirá ainda a atuação do TCU nas questões relacionadas ao setor energético, o planejamento da expansão da geração e da transmissão e a matriz energética e meio ambiente – elementos de sustentabilidade. Este último painel terá a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que falará sobre matriz energética e o meio ambiente. O evento terá ainda as participações do secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Jerson Kelman, e do presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes.
SERVIÇO: