Escrito por: CUT São Paulo
A CUT-SP, por meio do Coletivo de Mulheres da Secretaria da Mulher Trabalhadora, repudia veemente as declarações machistas e inaceitáveis do deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), conhecido como Mamãe Falei, em relação às mulheres ucranianas. As declarações do deputado não agridem apenas as mulheres ucranianas, mas todas as mulheres, além disso, envergonham o Brasil e o nosso povo.
Nos referidos áudios – compartilhados em aplicativos de mensagem, Arthur do Val – expressou o seu comportamento sexista, preconceituoso e desumano e, afirmou, inclusive, que as Ucranianas “são fáceis porque são pobres” e que são capazes de “fazer de tudo”. Em um contexto de dor e sofrimento, provocados pela guerra, o deputado, deixa evidente o que todas nós já sabemos: que a violência sexual é uma arma de guerra e, nos conflitos, na pobreza e na miséria, somos nós, as mulheres, as que mais sofrem.
É preciso denunciar, e continuar a nossa luta, para que manifestações de violência contra as mulheres – como estas proferidas pelo parlamentar, não sejam mais aceitas. Exigimos que a Assembleia Legislativa de São Paulo instaure imediatamente um processo de cassação do mandato do parlamentar.
Manifestamos, por fim, nossa solidariedade às mulheres ucranianas e reafirmamos nosso pedido para um cessar fogo imediato. É chegada a hora de acabar com a Guerra e o Machismo – que nos matam!
Não vão nos calar!Machistas não passarão!Coletivo de Mulheres da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SP
São Paulo, 08 de março de 2022
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
nota de repúdio arthur do val mamãe falei