Em defesa de Direitos
Assembleias presenciais e virtuais acontecem entre esta quarta (8) e a próxima segunda (13), para decidir sobre a possibilidade de ações judiciais e um futuro melhor para todas e todos. Participe!
Trabalhadores da ativa, assistidos e pensionistas participantes dos planos de benefícios de Previdência Complementar Fechada, atualmente administrados pela Vivest, têm um compromisso importantíssimo a partir desta quarta (8), e até a próxima segunda (13), para garantir direitos históricos e conquistados com muita luta há mais de 25 anos: participar das assembleias que o Sinergia CUT realiza em toda a base para debater e decidir sobre a luta coletiva e o futuro de todas e todos.
As assembleias acontecem presencialmente, garantindo todos os protocolos sanitários necessários para não causar aglomeração e evitar o contágio do coronavírus e suas novas variantes em tempos de pandemia. Também teremos assembleias virtuais por intermédio de videoconferência pela plataforma zoom. Todos os trabalhadores ativos e assistidos têm direito a voto.
Na pauta de discussão estão a decisão e a aprovação para que os sindicatos, separadamente ou junto com outras entidades, ingressem com ações judiciais necessárias para preservação dos direitos de todos os participantes contra quem de direito.
No caso, o foco será contra as patrocinadoras e ou gestoras dos planos, União, Previc e ou demais órgãos competentes.
Tudo isso será feito desde que “evidenciado o direito lesado e a possibilidade jurídica do pedido, além de outros assuntos correlatos”, preveem os editais de convocação já publicados.
Fundada em 1969, quando a CESP criou a Faec (Fundação de Assistência aos Empregados da CESP), a antiga Funcesp, atual Vivest, passa por mudanças profundas em sua gestão. A direção do Sinergia CUT explica que “recentemente, com intuito de apagar o seu passado glorioso e fazer uma aproximação com o mercado de Previdência Privada para atender novos clientes e o mercado Financeiro, a Fundação Cesp mudou seu nome para Vivest”.
As profundas mudanças na gestão também vieram com a nomeação de um novo presidente e de praticamente toda uma nova diretoria Executiva. O único diretor que ficou na entidade foi o de Investimentos. Todos os demais foram substituídos.
Também foram trocados diversos ocupantes de cargos gerenciais e trabalhadores de carreira na Fundação, “que foram substituídos por gente do mercado, na sua grande maioria de consultorias que prestam serviços para a Fundação e patrocinadoras”, pontua a direção do Sindicato.
Já em 2018, também com apoio das patrocinadoras, a FunCesp decidiu trocar e contratar um novo presidente, que assumiu mandato por três anos, mas que acabou renovado em setembro de 2021 para mais três anos, ficando na presidência até 2024.
Nova gestão, muitas mudanças… Para pior!
Depois da posse do novo presidente, muitas mudanças estão sendo impostas aos participantes ativos e assistidos de todas as empresas. Acompanhe as mais impactantes:
“Para nós está clara a real intenção da Vivest e das patrocinadoras em acabar definitivamente com os planos vitalícios com a retirada de patrocínio. Porém, antes disso, adotam a migração para planos CDs, sem renda vitalícia e com risco 100% para os trabalhadores”, avalia a direção do Sinergia CUT.
“Portanto, o processo de migração é a primeira etapa do fim do plano, pois, ao promover a migração em massa, a retirada de patrocínio é facilitada pela redução dos custos. Diante desse cenário, é preciso resistir para garantir direitos históricos conquistados com muita luta pelos energéticos”, alertam os dirigentes sindicais.
Por isso, todos os sindicatos do projeto Sinergia CUT têm muitos motivos para debater e decidir com todos os trabalhadores da ativa e os assistidos em assembleias decisivas.
A principal decisão é a proposta de os Sindicatos entrarem com novas ações judiciais contra a retirada de direitos e benefícios dos energéticos na Previdência Privada, hoje administrada pela Vivest. Você é nosso convidado especial.
Anote na agenda, participe do debate e vem com a gente decidir o futuro dos planos previdenciários administrados pela Vivest para garantir os direitos de todas e todos ao longo de anos de luta. Acompanhe onde, quando e como acontecem as assembleias a partir desta quarta (8), conforme Editais de Convocação publicados pelos sindicatos do projeto Sinergia CUT em jornais de grande circulação no início deste mês de dezembro.
Por Lílian Parise e Elias Aredes, com informações da Secretaria Geral
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________