Os trabalhadores da Elektro aprovaram em assembléias a nova proposta de Acordo negociada entre o Sinergia CUT e a direção da empresa. Reajuste salarial de 5% e vigência do ACT por dois anos prorrogáveis por mais um ano foram alguns dos avanços arrancados nos últimos momentos de negociação. As assembléias deliberativas ocorreram entre os dias 26 e 28 de junho, em todos os locais de trabalho.
Mas não foi nada fácil chegar ao Acordo. Foram necessárias sete rodadas de negociação com intensos e calorosos debates. No início do processo, a Elektro afirmava que pretendia demitir à vontade e propunha reajustes que sequer repunha as perdas salariais do período.
A resistência do Sindicato surtiu o efeito desejado. Na última rodada, ocorrida no dia 19, a Elektro apresentou sua proposta final, com avanços e garantias para os trabalhadores. Por isso mesmo, a proposta foi levada pela primeira vez para avaliação e deliberação da companheirada.
Aprovada!Na questão econômica, o reajuste salarial será de 5%, sendo 4,13% do ICV Dieese e mais 0,87% de aumento real. O mesmo percentual valerá para o Auxílio Creche e a Gratificação de Férias. O Vale Alimentação, Vale Refeição e Cesta Básica serão reajustados em 6% (para esta última, haverá correção na tabela, que passa a ser de 20% para todos). Confira alguns outros itens dessa vitória:
Com a aprovação dos trabalhadores, o Sindicato já pode assinar o novo ACT.