Trabalhadores com muita unidade e disposição de luta mudam o Acordo Coletivo para todos os cespeanos. Viva a luta de classe!
Parafraseando a música de Geraldo Vandré: “…quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”.Foi assim a ousada luta da categoria cespeana da base do Sinergia Campinas nas campanhas salariais de 2020 e 2021 que permitiu o fechamento de um acordo histórico. Esse ACT tem vigência de dois anos e cláusulas que, apesar de não garantirem emprego, trazem mais dignidade e grana para o bolso dos trabalhadores no caso de futuras demissões.
Também foram essa mesma garra e luta que possibilitaram o acordo para a grande maioria daqueles que foram demitidos no final do ano passado, ainda na vigência da política de emprego.
No dia 16 de novembro, foi protocolado eletronicamente na Vara do Trabalho de Teodoro Sampaio, o Termo de Acordo das partes referente ao processo de indenização dos demitidos.
Vale resgatar que a grande maioria dos demitidos aprovaram e mandaram para o Sindicato o termo de adesão individual concordando com a proposta. Agora, resta esperar a manifestação do juiz do Trabalho daquela instância sobre a homologação do Acordo. Vamos aguardar!
Quem não aderiu, tem novo prazo: importante também divulgar que, para aqueles que não aceitaram a proposta naquele momento, ainda terão 10 dias de prazo, após a homologação do acordo, para aderir individualmente. Caso não acatem, fica garantido o direito individual de pleitear judicialmente.
Dia 17 de novembro, de forma virtual, foi assinado o novo Acordo Coletivo de Trabalho com vigência de dois anos (2021/2023) pela empresa e pelo Sindicato.
Além de garantir cláusulas históricas com benefícios da última geradora do Estado de São Paulo a ser privatizada em 2018, a prorrogação do Acordo por dois anos se torna necessário devido à reestruturação societária pela qual a companhia passa.
“Também a nova cláusula de indenização especial e garantias pré-aposentadoria proporcionam maior segurança para aqueles que ajudaram a construir nossas empresas do setor energético. Nada mais justo”, afirma a direção do Sinergia Campinas.
Com tudo isso acontecendo, os sindicatos que assinaram outro acordo coletivo de trabalho, poderão assinar este novo ACT porque traz mais benefícios para a categoria toda. O Sinergia Campinas concorda que tais conquistas sejam ampliadas, independente da base territorial, até porque, trabalhador é tudo igual e sindicatos é que são diferentes.
Dessa forma, está garantido que o pagamento das diferenças salariais e de todos os benefícios pela aplicação dos índices de reajuste data-base 2020 e 2021, serão pagos com os salários do mês de novembro de 2021.
“Parabéns a todos pelo acordo histórico fechado, porque é nossa luta e nossa vitória!”, conclui a direção do Sinergia Campinas.
Por Débora Piloni
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Acordo histórico fechado na Cesp