Uma contraproposta que só reduz conquistas asseguradas no Acordo Coletivo de Trabalho. Foi assim que o negociador contratado pela direção colombiana da CTEEP abriu a segunda rodada de negociação realizada na última quinta (24), em São Paulo. Vale lembrar que na primeira rodada o negociador só deu garantia verbal da data base. De negociação mesmo, nada.
Quando os sindicatos receberam a proposta por escrito nesta segunda rodada, uma tremenda decepção. Os novos controladores encaminharam um documento que não contemplava nenhuma reivindicação. Pelo contrário: reduz conquistas e que só poderia ser aceita na totalidade. Um absurdo. A proposta foi recusada de pronto na mesa pelo Sinergia CUT.
Ao perceber o rídiculo da situação, o negociador assegurou que a mesa teria total autonomia para mudar o rumo do processo. Diante da declaração, o Sinergia CUT fez o desafio para que o representante da empresa mudasse qualquer uma das cláusulas. No final das contas, o negociador disse que aquilo não poderia ser feito em virtude da empresa necessitar fazer estudos adicionais.
Ou seja, uma balela. Na verdade, a mesa não tem autonomia. São apenas representantes dos colombianos da ISA. Mesmo assim, o Sinergia CUT reafirmou a intenção de negociar em cima das reivindicações da categoria. Sinergia CUT na luta pelos trabalhadoresÉ primordial negociar pontos como reajuste salarial, aumento real, PLR maior, reajuste em todos os benefícios econômicos, prorrogação do Acordo Coletivo até 2010 e um novo Plano de Cargos e Salários para contemplar os trabalhadores.
O Sinergia CUT exigirá na mesa a manutenção e a extensão da cláusula de garantia de emprego aos novos trabalhadores. Sem contar outros pontos como manutenção da fundação CESP como gestora do plano previdenciário, discussão de uma política de saúde e segurança no trabalho e manutenção de todas as cláusulas anteriores.
A expectativa é que o Sinergia CUT receba uma proposta digna de ser analisada pelos trabalhadores na rodada marcada para terça, as 14h. Até lá, o sindicato realizará assembléias informativas nos locais de trabalho para discutir o andamento da Campanha Salarial. Participe!