O 25° Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas foi realizado nos dias 28 de fevereiro a 03 de março de 2007 na Colônia de Férias do Sinergia CUT em Praia Grande/SP. Pela primeira vez, o Sinergia CUT não só sediou, bem como organizou toda a atividade com o apoio do STIU-DF. Estabeleceu o programa, a metodologia dos trabalhos e convidados.
Além dos 63 delegados presentes das 14 entidades sindicais integrantes da Intersindical Furnas, alguns convidados abrilhantaram o Encontro. Contamos com a presença de Arlindo Chinaglia (presidente da Câmara dos Deputados), Artur Henrique (presidente CUT Nacional), Sebastião Arcanjo (Deputado Estadual SP) , Ildo Sauer (diretor de gás e energia da Petrobrás), Franklin Franklin Moreira Gonçalves (Secretário de Energia FNU) que prestigiaram o evento.
Além da construção da Pauta de Reivindicações e definição da Estratégia Geral da Campanha Salarial 2007, o Encontro teve atividades culturais com apresentação de um grupo de palhaços da escola de circo de Santos/SP, confraternização dos delegados com um coquetel de boas vindas e um encerramento com um churrasco ao estilo Boi do Rolete.
Durante todo o Encontro, buscou-se parabenizar os trabalhadores pelos 50 anos de muito trabalho gerando energia ao Brasil, homenageando o trabalhador presente mais antigo de Furnas.
A atividade foi considerada um sucesso pelos delegados da Intersindical de Furnas, tanto que a entidade sindical organizadora do 26° ENTFU solicitou a participação do Sinergia CUT na organização do próximo Encontro.
Painéis do 25° ENTFU:
· Painel 01: Conjuntura Política Econômica e Setorial:
Mesa A: Cenário Político NacionalConvidados: Clemente Ganz Lúcio (Dieese) e Artur Henrique (CUT Nacional)
– Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e sua repercussão na economia: investimento em infra-estrutura, estímulo ao crédito e ao financiamento, melhoria no ambiente de investimento, desoneração e aperfeiçoamento do sistema tributário e medidas fiscais de longo prazo.– Foi ressaltada a importância dos movimentos sociais para a continuidade do projeto político democrático popular e a autonomia do movimento sindical para avançar em questões consideradas prioritárias à classe trabalhadora, bem como da sociedade. Um dos principais eixos é o Desenvolvimento com Distribuição de Renda.
Mesa B: Cenário Econômico Nacional e Setorial Convidados: Daniel Passos (Dieese) e Franklin Gonçalves (FNU)
– Foram destacados alguns pontos: a repercussão do PAC sobre o setor energético e a proposta da FNU para o seu aperfeiçoamento, o comportamento das tarifas (acréscimo médio de 5,9%), o bom desempenho das empresas do setor (destaque: empresas federais) e estimativa de reajuste.
· Painel 02: Previdência, Seguridade e Plano de Saúde
Mesa A: Previdência e Seguridade e Plano de Saúde Convidados: Sérgio Wilson e Roberto Panisset
– Foi realizado um balanço da Fundação Real Grandeza e perspectivas para 2007 e o balanço da gestão da diretoria de seguridade, apresentando suas principais ações em relação à Saúde, Previdência, PLAMES e Planos Previdenciários.
Mesa B: PLAMES – Passado e Presente
Convidada: Andréia Nicolette Jaguaribe
– Foi apresentado o histórico do PLAMES, suas características, estrutura, ações de melhoria, plano de custeio e questões imediatas.