Aconteceu, no último dia 04, a reunião de negociação da PLR 2019 da Eletrobras.
Segundo informações do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), o coordenador da holding iniciou a reunião falando sobre o processo de aprovação do termo de pactuação nos lucros e/ou resultados na Diretoria Executiva e Conselho de Administração, considerando as orientações da SEST. O discurso foi, em especial, acerca das novas diretrizes para construção do termo de pactuação, lembrando da Lei 10.101/2000 que prevê que as empresas estatais devem se submeter às diretrizes do Poder Executivo.
Os representantes do CNE rejeitaram a proposta da empresa, com as seguintes considerações:
Após a apresentação das ponderações elencadas, o CNE informou que as entidades sindicais estão se movimentando para protocolar pedido de mediação junto ao Tribunal Superior do Trabalho – TST.
Informou ainda que, até o próximo dia 18 de dezembro, os sindicatos notificarão extrajudicialmente a Eletrobras acerca dos pontos discordantes da proposta oferecida pela empresa na última reunião, ocorrida no dia 10.
Após intervalo da reunião para discussão unilateral pelas partes, a empresa entregou a proposta final do Termo de Pactuação – PLR 2019 aos representantes sindicais, que se comprometeram a se manifestar formalmente até o dia 18/12. Na oportunidade, a empresa registrou que o Termo de Pactuação não poderá ser assinado após 31/12/19.
Com tudo isso, o CNE deliberou por:
Assembleias
Sendo assim, o Sinergia Campinas realizará assembleias nos locais de trabalho de sua base em Furnas e na Eletronorte, com o indicativo de rejeição da proposta, conforme encaminhamento do CNE.
Participe! Só a luta te garante!