Assembleia deliberativa aconteceu nesta sexta (20). Taxa negocial também foi aprovada
Os trabalhadores da Tijóa/UHE Três Irmãos aprovaram, por unanimidade, nesta sexta (20) a “proposta final” feita pela empresa. Depois de muita insistência por parte do Sindicato para que a negociação, cuja data-base é junho, ocorresse de fato, a empresa através de e-mail encaminhou aos negociadores uma proposta de minuta final. Segue abaixo a proposta aprovada pelos trabalhadores:
Taxa Negocial:
Conforme previsto na cláusula 22ª do ACT vigente no parágrafo primeiro: No tocante à contribuição assistencial, fica garantido o direito de oposição do empregado ao desconto, desde que se manifeste, nos termos da lei e jurisprudência, até o dia 10 do mês do desconto.
Os trabalhadores aprovaram também a cobrança da taxa negocial no mesmo percentual do reajuste dos salários, ou seja, de 4,66% e também estabelecer o prazo para garantir o direito de oposição no período de 23/09 a 02/10/19. As cartas de oposição podem ser protocoladas na sede do Sinergia Campinas ou nas macrorregiões do Sindicato nos horários compreendidos das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
PLR 2019
A empresa pagou a PLR 2018 e se recusa a assinar qualquer documento sobre o pagamento efetuado referente a este ano exercício. Também informou que não negociará a PLR para o ano de 2019 porque está em processo de venda. Segundo a Tijoá, no caso de sucesso na venda, o novo controlador deverá assumir o benefício caso queira negociar com o Sindicato. Portanto, deixou claro que não está garantido qualquer pagamento de PLR para este ano.
Por isso, foi deliberada pelos trabalhadores também uma pauta específica para a PLR 2019 que será encaminhada à empresa. O objetivo é insistir na negociação em separado e, caso necessário, tomar as providências necessárias cabíveis.
Só a luta de garante!