CS 2018 na CTEEP: antes tarde do que nunca!

CS 2018 na CTEEP: antes tarde do que nunca!
26 junho 15:50 2018 Elias Aredes Junior

Em um clima de total suspense, onde foram convidados apenas os presidentes das entidades que assinam Acordo Coletivo com a empresa, e sem divulgação da pauta ocorreu na segunda-feira, dia 25/06, na sede da CTEEP em São Paulo, reunião que contou, por parte da empresa com representantes da gerência de operações, além dos departamentos jurídico, Recursos Humanos, auditoria e um profissional liberal contratado.

O encontro ocorreu após insistência do Sinergia CUT, autor de correspondências e cobranças, sem retorno.

Os representantes da empresa enfatizaram durante todo o encontro a intenção de estabelecer um  novo tipo de relação com os Sindicatos e a formação de um novo tempo na empresa.

O Sinergia Campinas, por sua vez,  repudiou a ausência de diálogo por parte da CTEEP no ultimo período. Desde o fechamento da Campanha Salarial 2017 até a presente data não tinha havido nenhuma reunião oficial. Pior: se passaram 25 dias da data-base, no dia 01º de junho e 45 dias da entrega da pauta de reivindicações

A gerência de Recursos Humanos apresentou o novo negociador contratado, José Emidio, que estará à frente do processo da Campanha Salarial 2018. Informou que o mesmo trabalhou na Ford e na Rhodia, e que atualmente presta assessoria em negociações.

Mais uma vez o Sinergia expressou sua preocupação pela contratação de um terceiro para assumir o processo negocial, pois algumas empresas no passado, incluída a CTEEP, já usaram desse expediente e o processo não teve êxito.

Um dos motivos era o negociador, por ser terceirizado, não conhecia o histórico nem a realidade dos  trabalhadores e nem as entidades sindicais com as quais estava negociando. A empresa assegurou que não há risco de problemas ocorrerem em virtude de que a mesa de negociação terá representante do setor de Recursos Humanos.

No final, a empresa entregou a carta com a garantia de data-base e marcou duas rodadas. A primeira será na sexta-feira, dia 29, enquanto que outra rodada de negociação acontecerá no dia 04 de julho, quarta-feira. Nos dois casos, as negociações serão às 10h.

  Categorias: