Elektro: abertura de inscrição do Programa Bolsas de Estudo 2018 e outras pendências

Elektro: abertura de inscrição do Programa Bolsas de Estudo 2018 e outras pendências
02 abril 11:20 2018 Débora Piloni

Desde o ano passado, o Sinergia CUT vem cobrando da Elektro o debate sobre Bolsa de Estudo e Programa de Educação para os trabalhadores. Uma primeira reunião aconteceu em fevereiro e outra em 23 de março, quando, depois de muita discussão, saiu uma proposta. Sendo assim, o período de inscrições ao Programa Bolsas de Estudo 2018 de Ensino Supletivo, Educação Profissionalizante, Ensino Superior e Pós-Graduação está aberto desde o dia 29 e vai até o próximo dia 13 de abril.

Os critérios para concessão de bolsas serão os mesmos do ano anterior:

  •  Ter, no mínimo, 1 ano de empresa, com contrato de trabalho por prazo indeterminado.
  • Ser a primeira formação de Ensino Profissionalizante (Técnico), Ensino Superior (Graduação) e Pós Graduação.
  • Não ter perdido outras bolsas por falta de pagamento, reprovação, abandono, trancamento; exceto se esse último tenha ocorrido por motivo de doença ou transferência de cidade.
  • Não possuir outros benefícios para realizar o curso, como ProUni, FIES, bolsa oferecida pela própria instituição de ensino, entre outros.
  • Não ter sofrido medida disciplinar nos últimos 12 meses.
  • Curso compatível com a estratégia de negócios da Elektro.

O Sindicato cobrará da empresa o agendamento de nova reunião para avaliação das inscrições realizadas e discussão da concessão de novas bolsas. Fique ligado!

Pendências
Conforme negociado na data-base 2016, foi garantido o aumento no valor do custeio da refeição (cartão Good Card) de R$ 18,00 para R$ 25,00 quando o trabalhador estiver fora de seu domicílio de origem. No decorrer do tempo, o Sindicato recebeu várias denúncias de situações do não cumprimento do acordado e também referente ao Procedimento Administrativo 003 – Despesa de viagem.

Com a chegada do novo Recursos Humanos da Neoenergia, o Sinergia CUT cobrou uma solução para essa questão. Segundo o RH, foi feito um levantamento da situação e constatada a veracidade do problema, que seria, segundo a empresa, resolvido de imediato.

O Sinergia CUT continuará cobrando do novo RH da Elektro a resolução de mais pendências, como a questão dos trabalhadores do CEP e de outros que acabam realizando atividades em campo dentro do local de origem, porém, sem retorno para o intervalo de repouso e alimentação conforme prevê a lei e o ACT vigente e também referente à questão dos leituristas que, devido à grande demanda, trabalham sem intervalo para repouso e alimentação e nem registram o ponto.

Quanto à questão do protetor solar visando a saúde e segurança dos trabalhadores, o Sindicato foi informado de que a empresa já está providenciando a compra de produtos com maior fator de proteção solar. Fique de olho!

 

  Categorias: