Sinergia CUT prorroga inscrições para o Prêmio Resistência e Ousadia

Sinergia CUT prorroga inscrições para o Prêmio Resistência e Ousadia
16 novembro 19:02 2017 Lílian Parise

Prazo para enviar trabalhos e concorrer termina em 26 de novembro. Mostre seu talento. Participe! 

Para marcar os 20 anos de história do Sinergia CUT, comemorados nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2017, a entidade está lançando o Prêmio Resistência e Ousadia, com o objetivo de homenagear o talento artístico dos trabalhadores e das trabalhadoras energéticos dos quatro cantos do estado de São Paulo.

O Prêmio receberá trabalhos de artes da palavra (poesia, poema e soneto) e artes gráficas (ilustração, charge e quadrinho). Para concorrer, todos devem fazer a inscrição online e ler atentamente o regulamento, escolhendo a melhor maneira de envio dos trabalhos: pelo site, por e-mail ou pelo Correio.

Os premiados das duas categorias terão direito a estadas nas Colônias de Férias do Sinergia Campinas, em Praia Grande, e do Sindgasista, em Caraguatatuba. A premiação acontecerá durante a solenidade de abertura do 5º Congresso do Sinergia CUT, que será realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Praia Grande. Participe!

Conheça o Regulamento:

O PRÊMIO

O Prêmio Resistência e Ousadia tem como objetivo principal resgatar a história de luta dos energéticos paulistas e comemorar os 20 anos de prática de liberdade e autonomia sindical do Sinergia CUT, fundado em 16 de novembro de 1997 e filiado à Central Única dos Trabalhadores em 12 de dezembro de 1999.

Depois de mais de um ano de golpe à democracia brasileira, com a posse de um governo ilegítimo que promove uma grave crise econômico-social e provoca inúmeros ataques aos direitos da classe trabalhadora, o Prêmio tem como finalidades:

1 – Reconhecer e premiar trabalhadores e trabalhadoras do setor energético no estado de São Paulo que têm compromisso com os princípios do Sinergia CUT.

2 – Homenagear profissionais energéticos que, para além do compromisso com a luta de resistência e ousadia do projeto Sinergia CUT, se destacam também pelo talento à arte e à criatividade.

3 – Comemorar esses 20 anos de luta do Sinergia CUT, bem como refletir sobre os impactos das contrarreformas, da retomada da privataria e do desmonte do marco regulatório do setor pelo governo golpista, além de apontar novas estratégias de resistência e ousadia para garantir justiça social, qualidade da energia e democracia.

AS CATEGORIAS

O Prêmio Resistência e Ousadia tem abrangência estadual e recebe, neste ano, inscrições em duas categorias:

1 – Arte da palavra: produção de poesia, poema e soneto.

2 – Arte gráfica: produção de ilustração, charge, cartum e quadrinho.

AS INSCRIÇÕES

A participação no Prêmio Resistência e Ousadia é aberta à militância energética (eletricitária e gasista), de todas as empresas de base do Sinergia CUT e dos oito sindicatos atualmente engajados no projeto estadual:

1 – Os trabalhadores e trabalhadoras devem ser filiados e filiadas, da ativa ou aposentados e aposentadas, aos sindicatos de Araraquara, Bauru, Campinas, Gasista, Litoral, Mococa, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Podem participar também familiares diretos dos sindicalizados e sindicalizadas.

2 – As inscrições têm início no dia 9 de outubro de 2017, com encerramento no dia 12 de novembro de 2017, impreterivelmente.

3 – As inscrições devem ser feitas pela internet, através do site do Sinergia CUT (www.sinergiaspcut.org.br), mediante o preenchimento completo da Ficha de Inscrição online, com comprovante de recibo para impressão.

3.1 – O envio do material original produzido pode ser encaminhado de três formas: a) como anexo no ato de inscrição pelo site; 2) por mensagem eletrônica para o e-mail premioresistenciaeou@sinergiaspcut.org.br ou pelo Correio para a Rua Doutor Quirino, 1511, Centro, Campinas, SP, CEP 13015-082, mediante AR (Aviso de Recebimento).

3.2 – O material eletrônico das artes gráficas (ilustração, charge, cartum e quadrinho) deve ser encaminhado em arquivo formato JPG ou PDF em alta resolução (mínimo de 300 dpi).

4 – Não podem participar deste Prêmio os e as dirigentes e funcionários e funcionárias das entidades que participam do projeto Sinergia CUT.

5 – As inscrições estão limitadas a, no máximo, três (3) trabalhos por autor ou equipe de autores em quaisquer categorias.

6 – A participação pode ser individual ou em equipe. Nos trabalhos em equipe, a inscrição deve ser feita pelo principal responsável, citando os outros profissionais na Ficha de Inscrição online e no material original enviado por mensagem eletrônica ou pelo Correio.

7 – Os trabalhos encaminhados somente serão aceitos mediante preenchimento da Ficha de Inscrição devida e completamente preenchida.

A PREMIAÇÃO

1 – Os critérios gerais para premiação obedecerão ao princípio de estimular a reflexão sobre a história de luta do Sinergia CUT desde sua fundação até os dias atuais.

2 – Todos os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por seis (6) pessoas – três (3) para cada uma das duas categorias – e escolhidas pela Coordenação do 5º Congresso do Sinergia CUT.

3 – A Comissão Julgadora premiará apenas um trabalho por categoria. Os vencedores serão premiados com estadas – com direito a três convidados cada um – nas Colônias de Férias do Sinergia Campinas, em Praia Grande, e do Sindigasista, em Caraguatatuba, além de Menção Honrosa.

4 – Os trabalhos premiados passarão a fazer parte do acervo do Sinergia CUT, mediante cessão de direito autoral e licença de uso da obra, e os originais encaminhados não serão devolvidos.

5 – Todos e todas que participarem do Prêmio receberão Certificados de Participação.

6 – Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do 5º Congresso do Sinergia CUT.

7 – A cerimônia de entrega do Prêmio Resistência e Ousadia será realizada no dia 30 de novembro de 2017, em Praia Grande, como parte da programação de Abertura do 5º Congresso do Sinergia CUT.

  Categorias: