16 de Novembro: 20 anos de Sinergia CUT

16 de Novembro: 20 anos de Sinergia CUT
14 novembro 11:56 2017 Comunicação Sinergia CUT

16 de novembro é Dia do Eletricitário e aniversário de fundação do Sinergia CUT. Duas décadas de resistência e ousadia!

“Já faz 20 anos que começamos a escrever essa história de luta e conquista no enfrentamento com empresas e governo. E esse projeto, sempre no rumo da consolidação, cresce a cada dia, independentemente dos golpes dados pelo governo ilegítimo de Michel Temer”, afirma a direção do Sinergia CUT, relacionando o aniversário desta combativa entidade sindical com o duro golpe sofrido por todos os trabalhadores brasileiros com a entrada em vigor, no último dia 11 de novembro, da nova e deprimente legislação trabalhista.

Na prática, o Sinergia CUT comprova que sindicalismo independente e combatividade exigem legitimidade e representatividade ampliadas.

Atualmente, além dos sindicatos fundadores (STIEEC/Sinergia Campinas e Sindgasista), o Sinergia CUT conta com o reforço do Sinergia Prudente (filiado ao Sinergia CUT em 2005), do Sindergel Litoral (filiado em 2006), Sinergia Bauru (filiado em 2009), Sinergia Araraquara (com o Sinergia CUT desde 2011), Sinergia Mococa (desde 2012) e, bem recentemente, Sinergia Rio Preto (novembro de 2017). São oito sindicatos em um.

A integração de todas essas entidades ao projeto Sinergia, além de aumentar sua legitimidade e representatividade, é a prova de que nosso Sindicato busca incansavelmente romper com a estrutura sindical oficial e possibilitar aos trabalhadores do setor energético paulista construir sua própria história de organização.

Nossa rica história

Naquele 16 de novembro de 1997, trabalhadores das ainda estatais CESP, Eletropaulo, Comgás e Furnas, da recém-privatizada CPFL e das então chamadas empresas privadas, além de cooperativas de eletrificação rural, votaram e aprovaram a criação da entidade estadual que nasceu para organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos energéticos numa perspectiva classista, sempre em defesa de seus direitos.

Mas aquela assembleia histórica foi resultado de muito trabalho dos dirigentes sindicais e de muito debate nos locais de trabalho. O impulso inicial para a construção do Sinergia Pró-CUT foi dado durante o 9° Congresso do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, que aconteceu em março de 1997, em Praia Grande.

Vem aí o 5º Congresso

Com a mesma ousadia que o Sindicato caminhou nos últimos 20 anos, dirigentes da ativa e aposentados, junto com a militância de base, se reunirão no 5º Congresso do Sinergia CUT, que acontecerá em Praia Grande, nos próximos dias 30 de novembro a 02 de dezembro.

O momento é de grave crise política, econômica e institucional que toma conta do país em tempos de golpe. A reforma trabalhista, por exemplo, provocou um verdadeiro desmonte dos direitos dos trabalhadores. Combatida e rechaçada por todo o movimento sindical, essa reforma traz danos e graves retrocessos ao mundo do trabalho (saiba mais sobre a Reforma Trabalhista clicando aqui).

Então, nos resta resistir e lutar! É tempo de ousar! Porque a realidade é uma só: se o serviço é essencial, o Sinergia CUT continua cada vez mais indispensável.

  Categorias: