Processo foi reaberto porque o Sinergia Campinas denunciou a empresa na GRTE por não permitir novas inscrições para o uso do transporte fretado, desde março de 2016
Os trabalhadores alocados na sede da CPFL interessados em fazer uso do transporte fretado podem fazer sua inscrição pela Intranet ou pelo 8002 no período de 19 a 22 de setembro de 2017. O sorteio das vagas acontecerá às 14h do dia 25 de setembro na sala do CRE (Conselho de Representantes dos Empregados). Uma vitória para os trabalhadores!
Esse é o resultado da audiência realizada na Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Campinas, em 11 de agosto, entre a empresa e o Sindicato. Depois de tentar insistentemente negociar a inclusão de novos trabalhadores e não ser atendido pela CPFL, só restou ao Sinergia Campinas fazer a denúncia à GRTE.
Critérios para inscrição
Para se inscrever no sorteio é preciso respeitar alguns critérios. Confira abaixo:
IMPORTANTE: Os trabalhadores que já estão utilizando o transporte Fretado continuarão com o benefício (direito adquirido) mesmo que não se enquadrem nos quesitos acima. Portanto, não necessitam fazer inscrição para o sorteio.
Vagas colocadas à disposição
Segundo informações da CPFL, o total de vagas que serão sorteadas são as seguintes:
Também, conforme acordado no Ministério do Trabalho, o Sindicato e a empresa continuarão as discussões sobre as novas regras de utilização do transporte fretado na Sede.
Benefício histórico subutilizado
Desde março de 2016, a CPFL não possibilitava que trabalhadores da empresa manifestassem interesse de fazer uso do transporte fretado e, consequentemente, não eram realizados sorteios de lugares vagos desde então. Esse benefício é fornecido gratuitamente há mais de 20 anos.
Dos cerca de 1,8 mil trabalhadores da sede da CPFL, em torno de 240 fazem uso do transporte fretado. Esse número pode ser maior, já que há interesse pelas vagas e há fretado rodando com capacidade ociosa.
Segundo a própria empresa, há oito linhas do transporte fretado. E o Sindicato verificou que existem fretados transportando 16 trabalhadores enquanto a sua capacidade é para 44 pessoas. Por isso, a luta do Sindicato em fazer com que a CPFL atendesse a todos os trabalhadores que necessitam do transporte fretado. Valeu a conquista!