Próxima rodada acontecerá no dia 23 de maio, em Curitiba. Trabalhador, participe da assembleia deliberativa
Na quarta rodada de negociação da Campanha Salarial com a Energisa, o Sinergia CUT iniciou fazendo uma série de questionamentos com relação a algumas pendências: problemas nas escalas de trabalho nas agências (em Presidente Prudente) e que alguns trabalhadores estão se deslocando de uma localidade a outra; e horário de trabalho em que as linhas de ônibus não atendem à noite, finais de semana e feriados para os trabalhadores em turnos, escalas e sobreaviso, em Presidente Prudente. A empresa solicitou ao Sindicato que encaminhe todas as reclamações/informações para que seja agendada uma reunião com o gestor da área. A reunião ocorreu em 18 de abril.
Com relação ao ACT, a Energisa, considerando a alteração de data base para agosto, fez a seguinte proposta:
1 . Mudança de data base: Empresa solicita que ela seja alterada para agosto.
Contraproposta do Sindicato: O Sindicato reforçou a solicitação de que seja alterada para setembro com o imediato acréscimo de 1% no reajuste salarial dos trabalhadores.
2. Reajuste de Salários: INPC – 4,57% a partir de 01/04 e 0,5% a partir de 01/08. Mesmo reajuste para os demais itens de natureza econômica.
Contraproposta do Sindicato:
3. Banco de horas:
• Administrativo: 100% das horas extras, possibilidade de ir para banco de horas 01 (uma) hora extra realizada para 1,5 (uma e meia) hora compensada. Prazo de compensação: 6 meses. • Operacional: horas extras de limite: até a 15ª hora extra realizada no mês, paga na competência e a partir da 16ª hora lança no banco de horas 01 (uma) hora extra realizada para 1,5 (uma e meia) hora compensada. Prazo de compensação: 6 meses.
4. Vigência:
A empresa informou que a legislação somente permite haver prorrogação maior que dois anos.
Esclarecimento Sindicato: O Sinergia CUT esclareceu que, havendo acordo entre as partes, pode ser estendido o ACT por mais um ano (2017/2020). A empresa ficou de verificar junto à área jurídica.
5. Política de Emprego:
Sindicato apresentou uma proposta de clausula de política de emprego: Considerando os valores de integridade, compromisso e realização no trabalho, a empresa, na oportunidade de implementação de reestruturação organizacional, inovações tecnológicas e/ou processos de automação, fornecera ao sindicato, caso exista, as informações sobre o tipo de processo a ser implementado. A empresa manterá a política de valorização do seu pessoal interno incentivando o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, inclusive valorizando o recrutamento interno para o preenchimento de vagas, conforme procedimentos estabelecidos pela empresa. A empresa se compromete a indenizar os empregados que por ventura sejam desligados sem justa causa a multa de 40% incidente sobre o saldo do FGTS do período e ainda as seguintes indenizações na tabela abaixo:
Tempo de Serviço Número de remuneração De 01 a 09 anos e 11 meses 04 De 10 a 14 anos e 11 meses 05 Acima de 15 anos 06
6. Jornada reduzida:
• Sindicato solicitou que o pagamento do VA – artigo 59 CLT, preconiza o direito a 50% do praticado.
7. Bolsa de Estudo • Sindicato solicitou o relatório de quem esta sendo contemplado e quais os cursos.
8. Assistência Médica Hospitalar: • Sindicato solicitou que o desconto aos excedentes ocorram de imediato, não sendo acumulados e descontados em uma única vez. • Sindicato solicitou a discussão de melhoria do texto da cláusula do acordo vigente. • Sindicato solicitou avaliar o reajuste das cláusulas de valores do auxílio funeral.
9. Reembolso de medicamentos: • Sindicato solicitou que, se o trabalhador não utilizar o valor anual, que a verba seja a ele destinada.
10. Previdência Privada: • Sindicato solicitou que seja agendada a reunião com a EnergisaPrev antes do agrupamento das empresas
11. Enquadramento dos Eletricistas (A, B, C): • Sindicato cobrou a empresa providências, já que gerou expectativa nos trabalhadores.
Nova rodada acontecerá no dia 23 de maio, em Curitiba. Trabalhador, participe das assembleias deliberativas! Resistir para conquistar