Peri Cesp: entenda o processo de pagamento

Peri Cesp: entenda o processo de pagamento
20 fevereiro 10:49 2017 Débora Piloni

Atualizado em 03/03/2017

PAGAMENTO DA 1ª PARCELA:

A Caixa Econômica Federal (CEF) efetuou no dia 24/02/17 os pagamentos do último lote para aqueles tinham o direito a receber a 1ª parcela no mês de fevereiro.

A CEF também informou que não receberam apenas os casos que apresentaram inconsistências dos dados bancários.

A CEF enviará a listagem com as inconsistências para que o Sindicato localize as pessoas  para as devidas correções e para, posteriormente, realizar o pagamento.


Matéria divulgada no dia 20/02/2017:

É grana!

Para aqueles trabalhadores que aderiram ao acordo da periculosidade da Cesp e encaminharam no prazo estipulado toda a documentação necessária ao Sindicato, os valores foram ou serão pagos da seguinte forma:

a)    Àqueles que possuíam até R$ 40.000,00 a receber, o pagamento foi feito à vista e iniciou-se no dia 17 de janeiro de 2017.

Obs: nesta condição, foram detectados 80 casos que apresentaram inconsistências na documentação entregue, mas que já foram devidamente tratadas e a lista encaminhada ao banco para nova tentativa de pagamento.  Serão feitos novos pagamentos nos próximos dias, conforme possibilidade de execução do banco.

b)    Àqueles cujo valor a receber é superior a R$ 40.000,00, o pagamento está sendo feito em 13 parcelas fixas mensais e iguais, sempre a partir do 5º dia útil de cada mês começando neste mês de fevereiro.

Esclarecimento: no 5º dia útil, a Cesp faz o depósito em conta judicial. A Caixa Econômica Federal (CEF) demora três dias úteis para localizar e informar o Sindicato sobre o que foi pago. Só depois disto é que os valores podem ser redirecionados às contas dos trabalhadores.

Exemplo
Neste mês de fevereiro, esse processo ocorreu da seguinte forma:
Dia 07 (terça-feira) a Cesp depositou os valores em conta judicial. No dia 10 (sexta), já no fim do expediente, a CEF avisou ao Sindicato que localizou o depósito. No dia 13 (segunda), o Sindicato compareceu ao banco e solicitou levantamento dos valores da conta judicial e, no dia 14 (terça), os pagamentos começaram a ser efetuados. Assim deverá ocorrer em todos os meses (não nos mesmos dias, porém, nos mesmos prazos).

c)    Para os casos em que o beneficiário já faleceu, será aberta uma poupança na CEF em nome do próprio falecido e, após abertura, o Sindicato orientará os pensionistas e/ou herdeiros os procedimentos para levantamento do valor. Vale ressaltar que essas contas estão sendo abertas pelo banco (CEF) e, em casos assim, há a exigência de análise da documentação que foi enviada ao Sindicato por quem optou pelo acordo. Sendo assim, o Stieec aguarda uma posição da CEF de quando os valores estarão disponíveis.

História
O acordo da periculosidade da Cesp foi homologado na Justiça do Trabalho, no dia 23 de novembro passado.  Os valores individuais foram informados nas assembleias realizadas naquele mês, sendo que os cálculos foram apurados pelo perito nomeado pela 8ª Vara do Trabalho de Campinas.

Para relembrar toda essa história, clique aqui.

  Categorias: