Na audiência realizada no último dia 24 na Justiça do Trabalho, finalmente saiu a proposta final para pagamento das diferenças do adicional da Periculosidade para cerca de três mil trabalhadores. Proposta vai para deliberação dos trabalhadores em assembleias entre esta terça (01) e o próximo dia 22 de novembro
Após 22 anos de muita luta, enfim foi apresentada uma proposta final para a quitação do processo de Periculosidade da Cesp movido pelo Stieec/Sinergia CUT contra a empresa. O avanço se deu durante audiência, realizada no último dia 24, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas.
Segundo a desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, responsável por mediar a conciliação, tudo caminha para um consenso de “caráter histórico para a Justiça do Trabalho”. Isso porque, a proposta deverá ser ainda submetida à assembleia dos trabalhadores, e só depois poderá ser homologada, em data marcada para o dia 23 de novembro próximo.
Assembleias
Para que a proposta seja homologada, os beneficiados precisam aprová-la em assembleias a serem realizadas de 01 a 22 de novembro (veja na tabela abaixo as datas e os horários das assembleias).
Vale ressaltar que as macrorregiões do Sinergia CUT terão a listagem com os nomes dos elegíveis (sem os valores). Esta mesma lista está disponível neste site (abaixo). Para saber o valor individual, o trabalhador deverá participar das assembleias.
Valores
Na homologação, que acontece no dia 23 de novembro, ficará firmado que o valor total será quitado em 14 parcelas, da seguinte forma:
Exigência para receber
Só terá direito a receber as verbas os trabalhadores que assinarem a procuração individual ao Sindicato, e a encaminharem diretamente à sede por meio de carta registrada, com AR (aviso de recebimento). Além da procuração, é preciso encaminhar também cópia do documento de identidade. O modelo da procuração a ser preenchido poderá ser adquirido com o dirigente sindical nas assembleias ou mesmo pelo site do Sindicato (confira abaixo).
O endereço do Sindicato é:
Rua Dr Quirino, 1511, Centro – Campinas/SP CEP: 13015-082.
*** Atenção: Escrever no envelope: “Aos cuidados da Área Jurídica”.
Pagamento
O pagamento será feito diretamente pela Caixa Econômica Federal, nas contas correntes informadas pelos elegíveis, quando da devolução da procuração. A Caixa solicita um prazo para operacionalização desses pagamentos que pode variar até 15 dias da data do recebimento dos valores pela Cesp.
Uma grande vitória!
“Essa proposta vem num período em que as forças conservadoras conspiram contra os trabalhadores, com direitos históricos sendo cassados na calada da noite. Deliberar sobre a proposta e encerrar esse processo da Peri da Cesp representa uma conquista histórica, que abrange grande parte da companheirada”, conclui a direção do Sindicato. Até aqui, valeu!!!