CS 2016: CTG apresenta “proposta final” durante a 9ª rodada de negociação

29 julho 18:04 2016 Débora Piloni e Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

A 9ª rodada de negociação da Campanha Salarial 2016 entre a CTG (China Three Gorges, empresa que venceu o leilão das usinas Jupiá e Ilha Solteira que pertenciam à Cesp) e o Sindicato aconteceu nesta sexta-feira (29). Na ocasião, a empresa apresentou o que chamou de sua proposta final. Mas, antes da discussão dos pontos do ACT foram tratados os seguintes assuntos:

√ Periculosidade: A CTG não efetuou o pagamento da periculosidade dos trabalhadores. Ela alegou que está fazendo uma reavaliação e que pagará, para os que ela entender que fazem jus, no próximo dia 15 de agosto.
O Sindicato repudiou essa atitude da empresa e informou que a mesma deverá proceder o pagamento até o quinto dia útil, sob pena de ter que pagar multa aos trabalhadores e ao Ministério do Trabalho. O Sindicato informa ainda que, caso algum trabalhador seja prejudicado nessa reavaliação, tomará as medidas cabíveis.

√ Abertura de Conta Salário: A empresa abrirá conta salário para todos os trabalhadores no banco Itaú S/A. O trabalhador poderá transferir o salário para o banco que desejar.

Sobre o ACT

Liberações Comitente e Conselheiro da Fundação CESP –  Desde que os representantes dos trabalhadores informem, com antecedência de 30 dias da realização das reuniões, a CTG concederá liberação sem ônus para os mesmos.

Gratificação de Férias – Não houve acordo. A empresa insiste que só pagará a lei (1/3).

17,28% (adicionais) – Não houve acordo.

Equiparação salarial dos Trabalhadores de Ilha com Jupiá –  A empresa disse que está em processo de seleção de um responsável pela Operação na Usina de Ilha Solteira. Após isso, assim que ficar comprovado que os Operadores das duas Usinas desempenham as mesmas funções, fará os ajustes salariais.

Gerenciamento de Pessoal – Sobre esse item, a empresa se compromete a envidar esforços para discutir com o Sindicato em até 180 dias (podendo esse prazo ser prorrogado, caso necessário), uma cláusula de Ger. Pessoal.

A direção do Sindicato avaliará a proposta e posteriormente encaminhará para assembleias.

O que é nosso ninguém tira!

  Categorias: