Rodada aconteceu nesta quinta (20) na Justiça do Trabalho e a próxima está marcada para o dia 8 de agosto
A desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes iniciou nesta quinta-feira (20) a audiência com a CPFL Jaguariúna advertindo-a por não ter feito a tarefa de casa sugerida na última rodada, realizada por meio de audiência pública no último dia 11 e que estabeleceu que as partes deveriam voltar ao processo de negociação na tentativa de um acordo. A empresa não teve argumento para contrapor o puxão de orelha e apresentou uma nova proposta (veja abaixo) onde reajusta o salário em 9,39% em uma única parcela. No entanto, alterou a proposta apresentada na audiência anterior com o argumento de que precisou mudar alguns itens para fazer o reajuste em uma única parcela.
· Inclusão na cláusula de licenças diversas: àquela relativa à licença remunerada de 2 dias em caso de falecimento de avós; · Passar a complementação do auxílio doença de 12 meses para 24 meses; · Disposição de incluir expressamente em acordo, as práticas que hoje estão fora do acordo, mas ocorrendo de forma habitual, tais como: adiantamento salarial no 12º dia, política de estágios etc; · Retirar da proposta inicial os itens apresentados pela empresa, a saber: retirar a inclusão de um parágrafo na cláusula do piso salarial; contratação por prazo determinado; concessão de empréstimo por ocasião do retorno das férias; criação de sistema de compensação de horas, postergando a discussão deste tema para o próximo ano. O restante da proposta da ultima rodada de negociação está mantida.
O Sindicato reafirmou a contraproposta apresentada na audiência do dia 11 de julho passado:
Diante disto, a desembargadora na tentativa de fazer a empresa voltar a negociar com o Sindicato propôs às partes que realizem uma reunião em 1º de agosto, às 10h, na sede da empresa em Jaguariúna, com o objetivo de mais uma vez reabrir o processo de negociação e tentar construir uma proposta satisfatória e apresentar aos trabalhadores. Também foi designada nova audiência para o dia 8 de agosto, às 13h.
Trabalhador, participe das assembleias informativas!
O que é nosso ninguém tira!