Boletim do CNE 25/05/2016 – PLR & ACT – Assembleia Deliberativas – Greve 72 horas

31 maio 18:52 2016 CNE e Secretaria Geral do Sinergia CUT

Trabalhadores da Eletrobras realizaram forte mobilização em defesa de um ACT digno e do pagamento da PLR 2015
No dia 24 de maio, terça-feira, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniu em Brasília, no STIU-DF, para avaliar a forte mobilização nacional realizada, na segunda-feira (23/05), e também para definir as estratégias para as negociações da PLR e do ACT 2016/17.

O CNE avaliou como muito positiva a participação quase que integral dos companheiros e companheiras das empresas que compõem a Holding.

O sucesso desse dia de luta deve ser creditado à frustração de todos (as) com os rumos da negociação, ou melhor, a falta de diálogo que vem se consolidando por parte da direção da Eletrobras, que desde o dia 06 de maio ficou de apresentar uma contraproposta, por duas vezes desmarcadas, mas até agora nada foi colocado, a próxima rodada de negociação foi remarcada para o dia 08/06.

Os trabalhadores e o CNE vêm cobrando o básico, responsabilidade e respeito na hora de negociar, pois é preciso destacar que esse acordo coletivo não é de uma empresa qualquer, mas sim da maior Holding de energia da América Latina, que tem uma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Portanto, o Coletivo  Nacional dos Eletricitários não pode admitir uma contraproposta rebaixada, incapaz de atender com dignidade os trabalhadores que ao longo de anos vem se empenhando ao máximo para fortalecer o Sistema Eletrobrás.

O sentimento de todos os trabalhadores é de indignação com a postura da Eletrobrás, pois além da não apresentar uma contraproposta para ser avaliada, não se posiciona também sobre o pagamento da PLR 2015, um direito histórico e que precisa ser respeitado. O CNE não poupará esforços para continuar lutando em conjunto com os trabalhadores, participando de todas as discussões nos sindicatos em busca de ações que levem aos avanços nas negociações.

A direção da Eletrobras precisa vir a público mostrar a que veio, se o momento político esta conturbado, a culpa não é dos trabalhadores. É preciso coragem para administrar nos momentos adversos também, e não somente na época da bonança.

Caso a reunião do dia 8 de junho seja desmarcada novamente, a categoria eletricitária em todo o País vai responder à altura, com outra forte mobilização.

CNE INGRESSARÁ COM AÇÃO QUESTIONANDO A PORTARIA nº 10/2014

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) informa à categoria que ingressará com ação judicial questionando a validade jurídica da Portaria nº 10/2014 do DEST, que estabelece a obrigatoriedade do fornecimento periódico de informações dos empregados, pelas empresas estatais federais, para o Departamento de Coordenação

e Governança das Empresas Estatais (DEST). A ação se destina a evitar indevida utilização pelo Governo de informações dos trabalhadores, que não guardam relação com a competência legal do Ministério do Planejamento, para a formulação de diretrizes e controle da gestão das empresas estatais.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

Assembleias deliberativas – dia 03/06

Indicativo de paralisação de 72 horas

Garantir o pagamento da plr 2015

Acordo coletivo digno sem retrocessos

Reajuste salarial igual para todos

Veja mais um boletim do CNE, clicando abaixo:

BOLETIM UMA PONTE PARA O ABISMO-1

  Categorias: