Nesta segunda (23), os trabalhadores das empresas do Sistema Eletrobras realizam um dia de mobilização. Pelo avanço nas negociações do ACT!
Desde as primeiras horas desta segunda-feira (23), atendendo à orientação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) à categoria eletricitária de todas as empresas do Sistema Eletrobras, os trabalhadores de Furnas e da Eletronorte na base do Stieec/Sinergia CUT realizam um dia nacional de mobilização.
O ato é pelo respeito às negociações salariais deste ano. Isso porque, o CNE vem ao longo das últimas semanas, tentando construir um processo de negociação baseado no respeito e na confiança. Entretanto, mais uma vez o compromisso por parte da direção da holding não foi honrado, com o cancelamento da rodada de negociação marcada para o dia 25 de maio. A explicação dada pela empresa foi que o Governo não teria autorizado essa negociação.
Para o CNE, a direção da Eletrobras parece desconhecer o que é negociar, já que se comprometeu a apresentar uma contraproposta do ACT 2016/2017 no dia 06 de maio e, até agora, nenhuma proposta foi feita. “Consideramos uma falta de respeito total com os trabalhadores que aguardam com expectativa uma posição oficial sobre a negociação e também uma posição final sobre o pagamento da PLR 2015”, afirma o CNE.
O Coletivo observa que a conjuntura política aponta a cada dia para grandes dificuldades para a classe trabalhadora, com a retomada da política neoliberal. “Os trabalhadores do Sistema Eletrobras não estão em uma ilha isolada desses desafios, pelo contrário, todos estão sob grave ameaça. Portanto, é hora de união, de luta e, sobretudo, de mobilização!
Mobilizar para avançar
Na busca de reverter essa situação, a alternativa é a demonstração de unidade e força da categoria, numa forte mobilização e participação dos trabalhadores.
Porque…
O QUE É NOSSO NINGUÉM TIRA!