Mas, para viabilizar o projeto, deve participar de leilões antes da construção de seis usinas com capacidade instalada de 180 MW
A AES Tietê Energia informou que deve participar de dois leilões de reserva de energia ainda este ano, para colocar em prática um projeto de geração de energia solar através da construção de seis usinas com capacidade instalada de 180 MW.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Geração de Energia da holding, Ítalo Freitas, na última segunda-feira (09), durante teleconferência com analistas de mercado e divulgado pela imprensa especializada.
Depois de apresentar os resultados das empresas, Freitas aproveitou a oportunidade para falar de uma das três frentes de crescimento que será adotada pela AES Tietê Energia. O projeto fotovoltaico prevê a construção de cinco usinas no estado de São Paulo e mais uma em Minas Gerais, todas ao lado da hidrelétrica de Água Vermelha e com capacidade de 30 MW de geração por unidade.
Freitas afirmou ainda que o projeto de energia solar já está em fase de licenciamento para posteriormente possibilitar a participação da holding em leilões que o Ministério de Minas e Energia (MME) agendou para os dias 28 de julho e 28 de outubro deste ano. A exigência de garantir a venda da energia a ser gerada ao mercado antes do início da construção das usinas está prevista em lei e faz parte da regulação do setor.
Resoluções da Aneel Antes disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou dois despachos que transferem a titularidade de Empreendimentos de Geração da AES Tietê para a AES Tietê Energia, ambos assinados no último dia 04.
O primeiro, de número 1.113, transfere a titularidade do Requerimento de Outorga (DRO) da Usina Fotovoltaica (UFV) Água Vermelha I, “visando à Produção Independente de Energia Elétrica, localizada no município de Iturama, estado de Minas Gerais”.
Já o despacho número 1.114 transfere para a AES Tietê Energia a titularidade do DRO de cinco UFVs localizadas no município de Ouroeste, no estado de São Paulo: Água Vermelha II, Água Vermelha III, Água Vermelha IV, Água Vermelha V e Água Vermelha VI.