Empresa apresenta proposta final. Assembleias deliberativas ocorrerão na próxima semana
A sexta rodada de negociação da Campanha Salarial 2016 entre a CTG e o Sinergia CUT ocorreu na quinta-feira (14), em Campinas. Estranhamente, a empresa voltou atrás em alguns dos poucos avanços ocorridos na rodada anterior e apresentou uma proposta final com alguma ou quase nenhuma melhoria.
Com isso o Sindicato realizará assembleia deliberativa na próxima semana, entre os dias 18 e 22. O encaminhamento será pela rejeição uma vez que, na avaliação do Sinergia CUT, a proposta retira direitos históricos e não repõe indenizações. Mas a decisão final é do trabalhador.
Alguns pontos importantes da proposta a ser deliberada:
A CTG propôs a correção dos salários pelo INPC, sem aumento real. Quanto a vigência, a proposta é de 2 + 2 anos.
Alguns encaminhamentos positivos foram com relação ao adicional de insalubridade, transferência de trabalhador, indenização por morte ou invalidez, cesta base, entre outros.
E mais: pela proposta final, a empresa quer pagar quatro salários de abono em troca de reivindicações dos trabalhadores (como aumento real; a saída do trabalhador da Cesp para a CTG; o pagamento do processo judicial 17,28; o pagamento do pessoal que tem rubrica à parte/6ª parte; a continuidade do pagamento da parte da empresa na Fundação Cesp para que o trabalhador continue coligado; e a continuidade da gratificação de férias).
“Ou seja, o trabalhador pede demissão da empresa, abre mão de conquistas históricas e recebe quatro salários!??”, protesta a direção do Sinergia CUT.
Participe das assembleias!